A tenista Venus Williams se tornou embaixadora da WeWard, aplicativo gratuito que recompensa usuários por cada passo dado. O app, presente em mais de 20 países, conta com mais de 20 milhões de usuários no mundo.
“Como alguém apaixonada por saúde e bem-estar, estou muito empolgada em me juntar à WeWard”, afirmou Venus.
No acordo com a WeWard, a tenista, que não entra em quadra desde março de 2024, mas também não anunciou a aposentadoria, ainda se tornou investidora da plataforma, embora não tenha revelado o valor do aporte feito.
“Estou animada para fazer parte desse movimento que incentiva as pessoas a darem o primeiro passo em direção a um estilo de vida mais ativo”, disse a norte-americana.
Sedentarismo
A ideia do aplicativo é utilizar a imagem de Venus para conscientizar as pessoas sobre os riscos do sedentarismo e destacar os benefícios da caminhada para a saúde cardiovascular e mental, além do bom funcionamento do metabolismo e a melhoria dos níveis de energia.
O anúncio acontece no Mês Americano do Coração, que acontece em fevereiro e também serve de estímulo para que a população busque hábitos mais saudáveis ao longo de 2025.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 31% dos adultos e 80% dos adolescentes não atingem os níveis recomendados de atividade física, que é de 150 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica intensa por semana, ou uma combinação equivalente de atividade moderada e intensa.
Segundo dados da WeWard, os norte-americanos caminham quase metade do que deveriam e estão entre a população menos ativa em comparação com outros países desenvolvidos.
Brasil
No Brasil, o aplicativo, lançado no segundo semestre de 2024, conta com 100 mil usuários ativos e tem como meta atingir 1 milhão de pessoas até o final do ano.
De acordo com a empresa, os brasileiros que utilizam a WeWard caminham, em média, 6.645 passos por dia.
“O Brasil é um país com grande potencial para adoção de soluções que incentivem um estilo de vida mais ativo”, comentou Yves Benchimol, CEO da WeWard.
“Com altos índices de sedentarismo e uma população cada vez mais conectada, vemos no país uma ótima oportunidade para impactar positivamente a saúde e o bem-estar”
Yves Benchimol, CEO da WeWard
Modelo de negócio
Fundada em 2019, a WeWard transforma as atividades físicas dos usuários em uma experiência gamificada. As pessoas registram seus passos e podem trocá-los por recompensas como dinheiro, doações para instituições de caridade ou descontos em lojas.
Além disso, quem utiliza o app participa de desafios sociais, tabelas de classificação e itens colecionáveis. Para financiar suas atividades, a WeWard faz parcerias com empresas para proporcionar as recompensas e posta publicidade durante o uso do aplicativo.
Segundo a empresa, os usuários caminham, em média, 25% mais do que antes de usarem o app. Até hoje, a WeWard já distribuiu US$ 20 milhões ao público, doou US$ 1 milhão para ONGs e ajudou a evitar a emissão de mais de 600 mil toneladas de CO2 por meio de caminhadas.