Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Tóquio 2020 / Público vetado

Abertura de Tóquio 2020 deve ter apenas a presença de convidados

Redação Publicado em 06/07/2021, às 12h44

A menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, ainda não se tem uma definição sobre a presença do público nas arquibancadas. É muito provável, por exemplo, que os torcedores não sejam permitidos na cerimônia de abertura do evento, porém, de acordo com a imprensa japonesa, um número pequeno de figuras importantes e funcionários podem ser autorizados a comparecer.

O jornal japonês Asahi Shimbun informou que representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI), autoridades estrangeiras, patrocinadores e alguns outros convidados podem estar presentes no Estádio Nacional de Tóquio na cerimônia marcada para 23 de julho.

Mas os planos em discussão indicam que os torcedores não serão autorizados, enquanto o Comitê Organizador repensa os limites de presença de torcedores nas competições, em meio aos temores de aumento do número de contágios por Covid-19 na capital japonesa. Nas últimas 24 horas, 342 novas infecções foram reportadas na cidade-sede dos Jogos.

A informação publicada nesta segunda-feira (5) à noite, que cita fontes governamentais não identificadas, destacou que os organizadores trabalham para diminuir a presença nos eventos olímpicos: dos 10 mil torcedores previstos atualmente, o número passaria para um nível que seja aceitável para a opinião pública japonesa.

"Algumas pessoas no governo temem que a população não aceite que eles recebam tratamento especial", afirmou o Asahi Shimbun.

Cerca de 11 mil atletas competirão nos Jogos Olímpicos e 4,4 mil nos Jogos Paralímpicos. O COI revelou que 80% das pessoas credenciadas para os Jogos estão vacinadas e deixou claro que confia nas medidas de segurança para evitar um surto de coronavírus durante os eventos.