Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Tóquio 2020 / Daqui 11 anos

Brisbane, na Austrália, será sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032

Redação Publicado em 21/07/2021, às 10h15

Imagem Brisbane, na Austrália, será sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta quarta-feira (21), que a cidade de Brisbane, na Austrália, será sede dos Jogos Olímpicos de 2032. A escolha pela capital do estado de Queensland já era esperada nos últimos meses pelo fato de ser a única postulante desde março. Isso porque o processo de definição foi diferente em relação às edições passadas. Dessa vez, não foi aberto um sistema em que as cidades se candidatavam para receber o evento, como foi com Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2020). Para 2032, o COI abriu um diálogo com as cidades que pudessem apresentar uma candidatura viável para sediar os Jogos, e Brisbane foi a única a comprovar ter condições para isso. Em 2018, a cidade sediou os Jogos da Comunidade Britânica, o que ajudou a impulsionar o projeto.

Na votação realizada pelo COI em Tóquio, foram 72 dos 77 votos válidos a favor. Com a decisão, Brisbane será a terceira cidade diferente da Austrália a receber uma edição de Jogos Olímpicos. As outras duas vezes em que o país da Oceania reuniu a nata do esporte mundial foi em Melbourne 1956 e Sydney 2000. Brisbane terá exatos 11 anos para se preparar para o evento, que ainda passará por Paris 2024 e Los Angeles 2028 antes de chegar em terras australianas mais uma vez.

“Incentivamos projetos de Jogos Olímpicos que sejam sustentáveis e economicamente responsáveis, que proporcionem a melhor experiência possível nos Jogos para atletas e torcedores, e que deixem legados sólidos para as comunidades locais. A visão e o plano dos Jogos de Brisbane 2032 se encaixam nas estratégias regionais e nacionais de longo prazo para o desenvolvimento social e econômico em Queensland e na Austrália, e complementam as metas do Movimento Olímpico delineadas na Agenda Olímpica 2020 e 2020+5, ao mesmo tempo em que se concentra em proporcionar eventos memoráveis experiências esportivas para atletas e fãs”, comentou Thomas Bach, presidente do COI.

No site oficial dos Jogos Olímpicos, já há inclusive a confirmação do período dos Jogos: entre 23 de julho e 8 de agosto de 2032. O evento será o ápice de uma série de competições importantes que serão disputadas na Austrália ao longo da próxima década, como a Copa do Mundo Feminina de Basquete (2022), o Campeonato Mundial de Ciclismo (2022) e a Copa do Mundo Feminina de Futebol (2023).

Ainda no site, os australianos falaram sobre o orgulho de ser um dos dois únicos países que enviou representantes a todas as edições de Jogos Olímpicos da Era Moderna e celebraram a definição do COI demonstrando a importância dessa escolha para a sociedade como um todo.

“O que realmente empolga os australianos é a oportunidade para nossos filhos de praticar esportes e, claro, de mostrar nosso lindo país. Os fãs podem esperar experiências esportivas imbatíveis em 37 locais de classe mundial, em um cenário de praias icônicas, interior rural de tirar o fôlego e cidades emocionantes ricas em cultura e entretenimento”, resumiu o comunicado oficial.