Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte

Catalunha formaliza intenção de se candidatar aos Jogos Olímpicos de Inverno

Redação Publicado em 16/07/2021, às 11h42

Imagem Catalunha formaliza intenção de se candidatar aos Jogos Olímpicos de Inverno

A Catalunha voltou a sonhar com a possibilidade de ser sede de uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. Com um novo governo regional, o presidente da Generalitat, Pere Aragonès, enviou uma carta formal ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para iniciar as negociações de olho no planejamento da candidatura olímpica Pirineus-Barcelona 2030.

"É uma oportunidade de ir de mãos dadas com o consenso social e territorial que deve permitir o desenvolvimento dos compromissos da Agenda das Nações Unidas para 2030", explicou Aragonès, em sua carta enviada ao COI. O gesto surge dias depois que o Parlamento aprovou avançar com a candidatura olímpica.

A associação patronal catalã, Foment del Treball, e a Unió de Federacions Esportives de Catalunya (Ufec) receberam a notícia com entusiasmo. Agora, as duas organizações estão pedindo o apoio da prefeitura de Barcelona para "fortalecer o consenso de todas as administrações: o Estado, a Generalitat de Catalunya e a cidade, que deve liderar este evento esportivo".

Gerard Esteva, presidente da Ufec, garantiu que "estamos prontos para começar a trabalhar porque o mundo do esporte vem lutando por este projeto há muito tempo, que será econômica, ecológica e socialmente sustentável".

David Tornos, secretário geral da Foment del Treball, disse que a candidatura de Barcelona aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 "é um projeto com a capacidade de unir esforços, mobilizar esperanças e energias, e continuar com os projetos transformadores de Barcelona, que é reconhecida em todo o mundo pelos valores que representa em termos de Olimpismo".