Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Tóquio 2020 / Tóquio 2020

Japan House, em SP, cria lounge esportivo para Olimpíada e Paralimpíada

Redação Publicado em 12/07/2021, às 11h44

Imagem Japan House, em SP, cria lounge esportivo para Olimpíada e Paralimpíada

A Japan House, espaço que costuma exaltar a cultura nipônica em São Paulo, anunciou que terá um “Lounge Esportivo: Tóquio 2020” a partir do próximo dia 20 de julho. Com uma série de atividades e conteúdo acerca dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o lounge trará novidades esportivas e informações sobre a organização das competições, incluindo as novas modalidades, além de algumas surpresas. Por meio da ativação, a instituição pretende mostrar aos visitantes e fãs de esporte a conexão Brasil-Japão, bem como se transformar em um ponto de encontro, em solo brasileiro, de todas as partes envolvidas com o maior evento esportivo do mundo.

Instalado no térreo da instituição, os visitantes do lounge serão recebidos pelas mascotes Olímpico e Paralímpico. AMiraitowa, representante dos atletas olímpicos, traz no nome a junção das palavras japonesas Mirai e Towa, que significam futuro e eternidade. Já a Someityrepresenta os atletas paralímpicos e é o resultado da fusão abreviada das palavras japonesas e inglesas Someiyoshino, em alusão a uma popular variedade de cerejeira do Japão e aos que possuem poder mental e força física, e so mighty (tão poderosa), que remete aos que superam obstáculos e redefinem os limites do que é possível.

Outro destaque apresentado será o pioneirismo japonês nos primeiros Jogos realizados em Tóquio, em 1964, no desenvolvimento de símbolos e adoção do design como ferramenta de comunicação. Para apresentar esta inovação, o lounge terá um espaço dedicado a eles que contará com um vídeo sobre os mais de 50 símbolos que representam cada esporte, expostos de forma lúdica para que o público possa interagir e conhecer cada um.

“Estamos muito animados com a programação especial que preparamos para promover a cultura, arquitetura e design sob a perspectiva esportiva, além de outros assuntos importantes na sociedade, como a valorização da diversidade, inclusão e sustentabilidade”, destacou Eric Klug, presidente da Japan House São Paulo, que também se uniu ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para a realização de atividades que promovam a participação brasileira nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020. A parceria conta com a imersão na cultura japonesa para atletas e staff, por meio de vídeos, palestras e artigos, tudo com o intuito de que recebam uma aclimatação cultural antes dos Jogos.


Divulgação / Japan House

O “Lounge Esportivo: Tóquio 2020” destacará ainda as principais novidades do evento, como as aguardadas estreias do surfe e do skate, além dos esportes indicados pelo país anfitrião, como o caratê, arte marcial que surgiu no século XV em Okinawa e que fará parte dos Jogos exclusivamente nesta edição, além do retorno do beisebol e do softbol, por conta da imensa popularidade do esporte no Japão. Essas modalidades terão um espaço dedicado, com projeções mapeadas e monitores de TV apresentando os principais movimentos, manobras e golpes, além de conteúdos e informações relevantes para que os visitantes possam conhecer suas histórias, regras e curiosidades.

Além disso, haverá também uma área destinada aos esportes paralímpicos, com a exposição de alguns equipamentos utilizados pelos atletas para a prática de modalidades como goalball e bocha, exclusivas dos Jogos Paralímpicos, além de rúgbi, basquete e tênis, disputados em cadeira de rodas.

Por último, a instituição ainda promoverá o projeto “Criadores”, que promete um rico conteúdo em torno de temas como tecnologia, criatividade, arquitetura, ciência e esportes, entre outros, vindos diretamente do Japão com especialistas destas áreas. Entre os nomes conhecidos estão Kengo Kuma, arquiteto japonês responsável pelo projeto arquitetônico da Japan House São Paulo e também pelo Estádio Olímpico Nacional de Tóquio 2020.

O lounge estará em funcionamento de 20 de julho a 12 de setembro, período que compreende a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, sempre de terça-feira a domingo, das 11h às 16h, com entrada gratuita. A Japan House fica na Avenida Paulista, 52, em São Paulo.