Redação Publicado em 07/07/2021, às 13h31
Em meio a incertezas sobre a presença do público nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o governo japonês está cogitando declarar um novo estado de emergência na capital japonesa para conter as crescentes infecções por Covid-19.
No começo da semana, o Comitê Organizador dos Jogos já havia se pronunciado de que o número de espectadores antes anunciado talvez fosse reduzido. Nesta terça-feira (6), o governo japonês pediu para que as pessoas não acompanhassem as provas de corrida nas ruas.
Os organizadores já proibiram espectadores estrangeiros e estabeleceram um teto de espectadores domésticos de 50% da capacidade, ou até 10 mil pessoas, para conter um surto prolongado de coronavírus.
As autoridades discutem a questão há meses, mas um revés do partido governista em uma eleição da Assembleia de Tóquio no último domingo (4), que alguns aliados do primeiro-ministro Yoshihide Suga atribuíram à revolta popular com os Jogos, os forçou a refletir, disseram fontes da imprensa japonesa.
O Japão não teve o mesmo tipo de surto explosivo de Covid-19 visto em outras partes do mundo, mas acumula mais de 800 mil casos e 14.800 mortes. A capital Tóquio relatou 920 novos casos nesta quarta-feira (7), a maior taxa desde 13 de maio.