Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Tóquio 2020 / Ligados

Ouro do futebol faz Globo reviver audiência da Copa de 2002

Augusto Dalla Vecchia Publicado em 09/08/2021, às 11h17

Imagem Ouro do futebol faz Globo reviver audiência da Copa de 2002
Atletas do Brasil posam com a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos
Divulgação

A dramática vitória do Brasil sobre a Espanha por 2 a 1 na prorrogação, ocorrida no último sábado (7), em partida válida pela final do futebol masculino na Olimpíada de Tóquio, explodiu a audiência da Globo em todo o Brasil.

A conquista do bicampeonato olímpico pela seleção brasileira garantiu a maior audiência da emissora entre todos os esportes nos Jogos Olímpicos de Tóquio, além de fazer a Globo ter um domínio na audiência para o horário que não acontecia desde a Copa do Mundo de 2002, também disputada no Japão (em parceria com a Coreia do Sul).

No Painel Nacional de Televisores (PNT), que engloba as 15 principais praças medidas pelo Ibope, a partida que garantiu o bicampeonato olímpico ao Brasil registrou 21 pontos de média com 56% de participação, a maior audiência registrada pela Globo no horário (das 8h30 às 11h04) desde junho de 2002. Além disso, os números representaram uma audiência mais de 250% maior em relação às quatro semanas anteriores à Olimpíada para esse horário.

No Rio de Janeiro, o ouro teve 22 pontos no Ibope com 56% de participação, maior audiência da faixa horária desde 2008. Já em São Paulo, a emissora conquistou 21 pontos com 56% de participação, mais do que o triplo registrado (6 pontos) pelo horário nas quatros últimas semanas anteriores aos Jogos.

De um modo geral, os Jogos Olímpicos tiveram grande destaque no Ibope da Globo, subindo a audiência de cada faixa horária em praticamente todas as transmissões da emissora, com destaques principais para o vôlei (masculino e feminino), a ginástica artística e o futebol masculino. Nesta terça-feira (10), a Máquina do Esporte trará um balanço exclusivo com as audiências olímpicas.