Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Tóquio 2020 / Tóquio 2020

TV e celular lideram preferência do brasileiro para ver Olimpíada

Redação Publicado em 15/07/2021, às 19h14

Imagem TV e celular lideram preferência do brasileiro para ver Olimpíada

O brasileiro está dividido entre o tradicional e o moderno em relação à maneira de acompanhar os Jogos Olímpicos de Tóquio. Segundo levantamento feito pela empresa de pesquisas AdColony e divulgado pela empresa de soluções em publicidade digital Adsmovil, o torcedor do Brasil está mais propenso a usar a televisão como principal meio para acompanhar às disputas no Japão. Em segundo lugar da lista, porém, aparece o telefone celular como meio de preferência do brasileiro.

O levantamento feito pela AdColony aponta que 55% das pessoas pretendem assistir aos Jogos Olímpicos pela TV, enquanto 45% querem ver as disputas pelo celular. Em terceiro lugar da preferência está o computador (40%), seguido das Smart TVs (27%) e dos tablets (22%). O consumo mais individualizado do evento tem relação direta com a junção de dois fatores. O primeiro é o fuso horário de disputa dos Jogos, que faz com que boa parte das competições aconteçam durante a madrugada ou logo pela manhã, quando as pessoas já estão no trabalho. O segundo fator é a pandemia, que faz com que boa parte das pessoas ainda esteja com um trabalho remoto.

“Com o advento da tecnologia, a experiência das pessoas mudou em relação ao acompanhamento de eventos esportivos, inclusive com a possibilidade de acessar diversos conteúdos individualmente ou de forma simultânea, algo que será possibilitado pelas empresas que detém os direitos de transmissão, com o intuito de democratizar cada vez mais o acesso a esse tipo de entretenimento”, afirmou Leila Borges Guimarães, country manager da Adsmovil no Brasil.

TV ainda é o meio preferido para o torcedor acompanhar as Olimpíadas no Brasil
Divulgação

De acordo com a executiva, a tecnologia será aliada do público. A pesquisa mostrou que as pessoas devem usar diversos dispositivos para acompanhar as disputas, sendo que 62% delas acreditam na importância de assistir aos Jogos de diversas formas, 58% devem ver em mais de uma plataforma e outros 50%, provavelmente, devem baixar algum aplicativo de celular para assistir ao evento.

“A tecnologia se tornou essencial em meio à pandemia, e para os Jogos Olímpicos de Tóquio não seria diferente, já que muitas pessoas que iriam fisicamente ao evento estarão impossibilitadas de fazê-lo devido às restrições impostas pelo governo do Japão. Porém, com os diversos recursos tecnológicos existentes, será possível ampliar e viver essa experiência”, comentou Leila.

O levantamento mostrou também que parte do público assistirá às disputas enquanto realiza outras atividades. Entre essas ações estão jogos virtuais (62%), acesso às redes sociais (58%) e leitura sobre conteúdo olímpico (56%).