Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
TV Máquina / Máquina Talks

Facebook mira atletas para "novo passo" do esporte na plataforma

Pitter Rodriguez, gerente de parcerias esportivas da rede social, protagonizou o encerramento do primeiro dia do Máquina Talks

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 17/11/2021, às 07h55 - Atualizado às 07h57

Pitter Rodriguez durante sua apresentação dentro do Máquina Talks, falando sobre os planos do Facebook no esporte - Reprodução
Pitter Rodriguez durante sua apresentação dentro do Máquina Talks, falando sobre os planos do Facebook no esporte - Reprodução

O Facebook não vai mais investir em transmissões esportivas? Neste ano, a maior rede social do mundo causou um alvoroço no mercado ao anunciar que não compraria mais direitos de mídia de eventos esportivos. O impacto que a decisão causou, porém, foi maior do que, de fato, ela representa.

Quem afirmou isso foi Pitter Rodriguez, gerente de parcerias esportivas do próprio Facebook. O executivo esteve no painel de encerramento do primeiro dia do Máquina Talks: Esporte Multiplataforma, evento digital que a Máquina do Esporte está organizando nesta terça e quarta-feira (dias 16 e 17).

Pitter explicou o que significa esse “novo posicionamento” do Facebook em relação ao esporte e foi além: contou que a sobreposição dos mundos virtual e real, naquilo que pode ser visto como a criação do “Metaverso” anunciado por Mark Zuckerberg, fundador da rede social, deve fazer com que a empresa invista ainda mais no esporte.

A mudança, porém, é a forma como o Facebook trabalha essa produção de conteúdo. Segundo Pitter, a ideia não é que a rede pare de transmitir eventos, mas apenas não pague para exibi-los de forma exclusiva dentro de um canal. o objetivo é que cada vez mais novos eventos estejam ao vivo no Facebook, mas de forma cada vez mais espalhada entre influenciadores, entidades esportivas e, na ponta final, o atleta.

É o atleta, aliás, quem deverá ganhar mais protagonismo nos próximos meses dentro da plataforma. Pitter citou Rayssa Leal (skate) e Douglas Souza (vôlei) como exemplos de bom uso da rede social para fortalecer a imagem e gerar novos negócios. A ideia é usar os atletas cada vez mais como influenciadores e produtores de conteúdo, em um movimento que deve se intensificar.

Confira abaixo como foi a conversa com Pitter Rodriguez no primeiro dia do Máquina Talks: Esporte Multiplataforma, evento que conta com o oferecimento do Facebook e com o apoio do Grupo End to End.