O bicampeão olímpico Robert Scheidt completou 51 anos nesta segunda-feira (15) e, de presente, ganhará uma biografia. Com lançamento marcado para o dia 11 de junho, “Robert Scheidt: O melhor amigo do vento” narra a trajetória do velejador, que é dono de cinco medalhas olímpicas e recordista de participações nos Jogos de Verão, com sete aparições na maior competição poliesportiva do planeta.
A biografia de Scheidt foi escrita pelo jornalista Rafael De Marco e será publicada pela ZDL Editora, braço editorial recém-lançado pela empresa de assessoria de imprensa especializada em esporte ZDL. O livro tem 396 páginas e entrará em pré-venda a partir do dia 1º de maio, com preços especiais para os fãs e iates clubes.
“Robert Scheidt é um dos maiores atletas da história. Além das cinco medalhas olímpicas, conquistou 14 títulos mundiais, sendo eleito o maior velejador do planeta em duas oportunidades”, comentou De Marco.
“O livro traz detalhes dessa trajetória vitoriosa, conta como ele conseguiu chegar onde chegou e se manter competitivo em alto rendimento por cerca de 40 anos”, completou o jornalista, que também é autor de “Matador de dragões: A filosofia e a vida do campeão olímpico Joaquim Cruz”.
Ídolo e fã
É justamente Joaquim Cruz quem assina o prefácio do livro. A razão se explica pelo fato de ter sido a conquista do atleta, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, o estopim para acender a chama olímpica do coração de Scheidt.
O futuro velejador, então com 11 anos, acompanhou a conquista de Cruz pela TV. A partir daquele momento, na sala da casa dos pais, em São Paulo (SP), começou a sonhar em conquistar uma medalha de ouro na maior competição poliesportiva do mundo.
“A biografia também apresentará algumas surpresas, com histórias que Robert ainda não havia revelado, além do círculo familiar e amigos mais próximos”, destacou De Marco.
Durante a carreira, Scheidt conquistou cinco medalhas olímpicas: dois ouros (Atlanta 1996 e Atenas 2004), duas pratas (Sydney 2000 e Pequim 2008) e um bronze (Londres 2012). Ao todo, o velejador ganhou 185 títulos, sendo 94 nacionais e 91 internacionais.