No retorno da Superliga 2023/2024, nesta quinta-feira (4), a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) lança a campanha “Você Inspira, o Mundo Muda”, que busca estimular o uso consciente das redes sociais.
A campanha é desenvolvida em parceria com a agência End To End e aborda a importância de todos os integrantes do ecossistema do voleibol serem referências e influências positivas.
A campanha contará com posts nas redes sociais da CBV e também com um vídeo, que será veiculado no Sportv, durante as transmissões de jogos da Superliga Bet7k.
“As redes sociais são parte da comunicação pessoal e institucional de jogadores, torcedores, clubes, federações e entidades. E amplificam vozes e mensagens. A campanha desenvolvida pela CBV mostra como o voleibol é repleto de exemplos positivos de influência. Assim como os outros esportes. Esse alcance traz um chamado à responsabilidade e ao bom senso. Estamos em um setor que mexe com paixões e com o magnetismo dos ídolos. Que essa força seja sempre usada como inspiração positiva”, diz Henrique Netto, diretor de novos negócios da CBV.
A CBV promoverá ainda um curso à distância gratuito, com aulas sobre boas práticas nas redes sociais, imagem, ética e integridade.
Caso Wallace
A iniciativa nasceu de uma ideia da CBV, de utilizar o caso envolvendo o atleta Wallace, ocorrido em janeiro do ano passado, como vetor de uma ação positiva.
Na época, o jogador publicou posts nas redes sugerindo o assassinato de Luiz Inácio Lula da Silva, que acabara de assumir a presidência da República, após derrotar Jair Bolsonaro, candidato que foi apoiado por Wallace na eleição de 2022.
A entidade assumiu com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Ministério do Esporte e o Governo Federal o compromisso de criar uma campanha voltada para o uso consciente das redes sociais.
“A CBV está à frente deste projeto, mas a ideia é que ele vá muito além do voleibol. O Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico do Brasil participaram do desenvolvimento da campanha, e queremos que ela seja abraçada por atletas de outras modalidades e por outras Confederações. As mensagens propagadas pelo esporte têm força e alcance imensos. E queremos usar esses predicados como ferramenta desta importante causa”, diz Radamés Lattari, presidente da CBV.
“Esse movimento da CBV é importantíssimo. Trabalhar conscientização e responsabilidade na sociedade é algo muito relevante para o esporte e para todos os envolvidos nesse ecossistema”, afirma Danielle Vilhena, diretora de marcas da End to End.