Pular para o conteúdo

EUA lançam liga de vôlei feminino em 2026 com investimento de US$ 100 milhões

Novo torneio, que concorre com outras 3 ligas já estabelecidas, terá Omaha Supernovas e outras 9 franquias espalhadas pelo país

MLV será a nova liga feminina de vôlei profissional dos EUA - Reprodução/Instagram @mlv_oficial

MLV será a nova liga feminina de vôlei profissional dos EUA - Reprodução/Instagram @mlv_oficial

Os Estados Unidos terão uma nova liga de vôlei feminino a partir de 2026. A Major League Volleyball (MLV) terá investimento de US$ 100 milhões e dez times participantes. Entre as equipes está o Omaha Supernovas, que atualmente joga o campeonato da Federação de Vôlei Profissional (PVF, na sigla em inglês).

As Supernovas, atuais campeãs da PVF, continuarão atuando no CHI Health Center. Recentemente, a franquia atingiu o novo recorde de público para um jogo profissional de vôlei nos Estados Unidos: 13.486 torcedores assistiram ao jogo da equipe na abertura da temporada da PVF em 2025.

A direção da PVF divulgou comunicado admitindo a saída do Omaha, mas afirmou que continuará sua “trajetória de crescimento” sem a equipe.

As outras franquias da MLV estarão nos estados de Califórnia, Flórida, Indiana, Kansas, Kentucky, Minnesota, Ohio, Tennessee, Washington e Wisconsin. Cada equipe será obrigada a aderir aos padrões operacionais do estatuto da MLV.

Investidores

Entre os sócios fundadores da MLV estão o empreendedor Danny White, fundador da Omaha Supernovas, e Vivek Ranadivé, dono do Sacramento Kings na NBA. O empresário será o dono da franquia da MLV com sede em Sacramento.

Os outros investidores incluem o músico Jason Derulo, sócio das Supernovas, a tricampeã olímpica de vôlei de praia Kerri Walsh-Jennings, e Ben Priest, que trabalhou na McLaren e é cofundador da investidora WON. A MLV tem a ambição de se tornar a principal liga profissional feminina dos EUA.

“Nosso esporte merece o melhor dos melhores”, Walsh-Jennings.

“Nossas atletas são incríveis, e já passou da hora de haver um produto que se assemelhe às maiores e mais brilhantes plataformas de esportes, mídia e entretenimento do planeta”

Kerri Walsh-Jennings, ex-jogadora e investidora da nova MLV

Concorrência

A MLV se torna a mais nova liga profissional feminina de vôlei a ser formada nos EUA. A League One Volleyball (LOVB) começou sua primeira temporada no início deste mês, juntando-se à PVF, que começou no ano passado.

Já a Athletes Unlimited, criada em 2020, também conta com uma liga profissional feminina de vôlei, além de basquete e softbol.

O vôlei vive um momento de alta nos EUA. Um público recorde mundial de 92.003 torcedores assistiu a um jogo de vôlei universitário entre Nebraska e Omaha em agosto passado.

Já o campeonato da NCAA (liga universitária) de 2024 atraiu 1,7 milhão de espectadores nas transmissões da ABC (TV aberta). É o maior público de vôlei universitário feminino já registrado.

O salto de popularidade do esporte claramente encorajou os investimentos na criação de ligas profissionais. A MLV entra nessa concorrência pelos corações e mentes dos fãs da modalidade.