A Liga das Nações de Vôlei (VNL, na sigla em inglês) 2024 chegará ao Rio de Janeiro na semana que vem. O torneio, último a ser disputado pelas seleções brasileiras masculina e feminina antes dos Jogos Olímpicos de Paris, será realizado a partir da próxima terça-feira (14), com término no dia 26 de maio, um domingo.
Com patrocínio oficial do Banco do Brasil e apoio de marcas como GOL, Bet7k, Enel e Vonder, a Liga das Nações de Vôlei faz parte de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), a Federação Internacional de Vôlei (FIVB), a Volleyball World, braço comercial e responsável pela realização de eventos da FIVB, o governo do estado do Rio de Janeiro e o Grupo Klefer.
Vale lembrar que o patrocínio do Banco do Brasil ao torneio foi anunciado no mês passado, pouco antes da Enel fechar um acordo com a CBV que dará à empresa o direito, inclusive, aos naming rights do Centro de Treinamento de Saquarema (RJ). A Bet7k, por sua vez, deteve os naming rights da última edição das Superligas Masculina e Feminina, em um acordo fechado com a CBV em setembro do ano passado. Agora, a empresa de apostas discute a renovação da propriedade para a temporada 2024/2025, que terá início em outubro.
A expectativa é de que cerca de 100 mil pessoas passem pelo Ginásio do Maracanãzinho durante as quase duas semanas de jogos. Ao todo, a competição contará com oito seleções masculinas e oito femininas. Serão 32 jogos, sendo oito deles protagonizados pelo Brasil.
Na televisão, a Globo (TV aberta) e o Sportv (TV fechada) serão responsáveis pelas transmissões, graças a uma renovação de contrato acertada com a Volleyball World no início deste ano, com validade até 2028. A estimativa é de que cerca de 5 milhões de pessoas acompanhem a competição.