O 3° Fórum Máquina do Esporte traz para o mercado uma nova abordagem sobre o negócio do esporte no Brasil. Quem move a indústria? Quais os principais desafios de quem toma a decisão no esporte? Como o esporte impacta o negócio da marca?
Vamos mostrar por que o FÃ É O REAL PROTAGONISTA DO NEGÓCIO. Com cases práticos e a presença dos principais executivos do mercado, o fórum traz o olhar sobre o negócio do esporte a partir da perspectiva de seu principal protagonista: O FÃ.
Formado em Administração pela PUC-RJ e com pós-graduação em Gestão de Negócios pela FGV-RJ e pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, Fernandes construiu toda sua carreira dentro da indústria de mídia e entretenimento. Trabalhou na Oi e em produtoras independentes, antes de chegar à Globo em 2008. Atuou em diferentes áreas de sportv, Premiere e do Esporte da TV Globo, como planejamento, inteligência, pesquisa e estratégia de direitos. Desde o ano passado, é head de produto do sportv, liderando a operação de negócios da Copa do Mundo Masculina 2022, da Copa do Mundo Feminina 2023 e do futebol nacional em 4k, entre outros projetos.
Expoente na indústria de esportes e entretenimento, Ranieri atua há mais de 17 anos no mercado, com destaque na gestão de patrocínios dos principais eventos esportivos do planeta: Hyundai na Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, Bridgestone nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Conmebol Libertadores. Em 2019, liderou a estratégia de monetização de conteúdos esportivos sob demanda (VOD) e ao vivo da Conmebol Libertadores e da Uefa Champions League no Facebook Watch. Em 2020, juntou-se à LiveMode para desenvolver e levar ao mercado novos modelos de negócios baseado em conteúdo esportivo no universo digital. Em 2022, colaborou para a criação da Cazé TV, trabalho que foi premiado com o Caboré na Categoria Plataforma de Conteúdo.
Expoente na indústria de esportes e entretenimento, Ranieri atua há mais de 17 anos no mercado, com destaque na gestão de patrocínios dos principais eventos esportivos do planeta: Hyundai na Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, Bridgestone nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Conmebol Libertadores. Em 2019, liderou a estratégia de monetização de conteúdos esportivos sob demanda (VOD) e ao vivo da Conmebol Libertadores e da Uefa Champions League no Facebook Watch. Em 2020, juntou-se à LiveMode para desenvolver e levar ao mercado novos modelos de negócios baseado em conteúdo esportivo no universo digital. Em 2022, colaborou para a criação da Cazé TV, trabalho que foi premiado com o Caboré na Categoria Plataforma de Conteúdo.
Publicitário, especialista em consumo, marketing digital e negócios do esporte, Daniel é CEO do Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina. Além disso, é fundador da The Squad Academy, escola de negócios do esporte com foco em tecnologia e no futuro das relações humanas.
Arthur é fundador e CEO da Global Vita Sports, agência com mais de 10 anos de experiência em planejamento, produção e captação de patrocínios para grandes eventos esportivos. Também é sócio-diretor de novos negócios na FSX Participações, uma holding de investimentos em negócios nas áreas de gestão e operação de experiências em turismo, energia, construção civil e gestão imobiliária.
CEO da Unlimited Sports, empresa organizadora do Ironman Brasil e do Circuito Triday Series. Com uma carreira consolidada no mercado financeiro, Galvão decidiu, aos 30 anos, mudar seu foco e fundou a Latin Sports, obtendo a licença para a realização do Ironman no Brasil.
Ex-atleta profissional, palestrante, mentor e comentarista esportivo, Diego começou sua carreira no futebol no Comercial-SP e chegou ao Santos em 2002, aos 16 anos. Jogou na Europa por 12 anos em times como Porto, Werder Bremen e Juventus, entre outros, antes de retornar ao Brasil para vestir a camisa 10 do Flamengo. Representou a seleção brasileira em mais de 40 ocasiões, conquistando dois títulos da Copa América e a medalha olímpica de bronze em Pequim 2008. Após se aposentar em 2022, dedica-se a compartilhar sua experiência por meio de um livro, palestras e um projeto de desenvolvimento de atletas.
Estrategista de comunicação e marcas, além de especialista no desenvolvimento comercial de propriedades de patrocínio, Eduardo Paulsen é graduado em Publicidade pela PUC-RJ. Especializado no desenvolvimento comercial de propriedades de patrocínio, trabalhou na agência Dream Factory Sports e chegou ao cargo de executivo no canal Esporte Interativo.
Formada em Comunicação e Mídia pela Universidade de Nova York, Alice considera-se sortuda por amar o que faz no marketing, desviando do esperado caminho de engenharia ou medicina. Ela encara a constante mudança no mundo como parte do desafio da profissão e acredita em uma abordagem de marketing baseada em pensamento estratégico, empatia, criatividade e colaboração.
Além disso, busca continuamente impactar de maneira positiva a vida das pessoas, aprimorar as habilidades profissionais, manter o impulso por crescimento e inovação e sempre questionar como é possível fazer melhor.
Com passagens por UCI Cinemas, DTM Marketing de Relacionamento e IMM, Adriana considera que possui experiência em marketing 360º, o que engloba planejamento, mídia, promoções, desenho das marcas/branding, performance digital para venda e gestão de relacionamento com o cliente (CRM), para construir relações e geração de conteúdo criando narrativas que estimulem conversas. Atuou em estratégias B2B e B2C, sempre com foco na geração de resultados.
Está há 10 anos na área de planejamento estratégico de grandes eventos, fazendo a gestão completa de uma agência de comunicação para os produtos da IMM com equipes próprias de criação e marketing, apoiando a venda de patrocínio de ativos de esporte e entretenimento, e fazendo o link estratégico entre as marcas e os produtos.
Bruno Pessoa é Diretor-Geral da Chiliz e Socios.com no Brasil. Formado em Administração de Negócios pela Fresno Pacific University, na Califórnia (EUA) onde atuou como jogador de futebol universitário, Bruno é um empreendedor em série com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de estratégias de negócios que unem esporte, tecnologia e educação. Antes de assumir o comando brasileiro do Grupo Chiliz, Bruno Pessoa co-fundou a startup Tero Labs, especializada em NFTs para grandes nomes do esporte, e também a agência de intercâmbio esportivo, Next Academy.
Diego Borgo é um empreendedor brasileiro, consultor da Fortune 500 e especialista em tecnologia web3. Com mais de uma década de experiência em marketing digital e branding, e mais de 7 anos de experiência em blockchain, Diego orienta as maiores marcas do mundo a navegar no ambiente web3, ajudando-as a gerar receita e engajamento do cliente. Diego é fundador da Borgo Labs, estúdio de tecnologia web3 para grandes empresas, e já atuou como consultor para SalesForce, Porsche e Shell.
Lugui Tillier é Diretor Comercial da Lumx Studios, um estúdio líder em web3 que tem entre seus investidores o BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina. A Lumx Studios tem projetos web3 desenvolvidos com a Coca-Cola, AB InBev, Nestlé, Meta, entre outros. Lugui Tillier também é colunista no Cointelegraph, portal especializado em criptoeconomia e Web3.
Giovanna Aleixo é Diretora de Projetos da Octagon Latam, onde já atendeu clientes como Centauro, UFC, Adidas, McDonald 's, Mastercard e Red Bull. Com mais de 10 anos de experiência no mercado da comunicação, Giovanna é pós-graduanda em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e graduada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero.
Marina Fagali é Gerente Sênior de Relações Públicas da Chiliz e Socios.com no Brasil. Formada em Relações Públicas pela ECA-USP e pós-graduada em Marketing Esportivo pelo Instituto Johan Cruyff, em Barcelona (ESP), Marina acredita que a comunicação é um pilar fundamental para o crescimento sustentável das empresas. Com mais de 14 anos no mercado e passagens por grandes agências globais de assessoria de imprensa, Marina tem grande experiência em gestão de projetos, planejamento estratégico e gestão de comunicação.