A Qatar Sports Investments (QSI), proprietária do Paris Saint-Germain, anunciou, nesta segunda-feira (10), a compra de 21,67% do Braga, tradicional clube português que atualmente é o terceiro colocado da temporada 2022/2023 da Liga Portuguesa. O negócio foi realizado entre a empresa catariana e a Olivedesportos SGPS, sócia majoritária do time de Portugal.
Como normalmente acontece em negociações como essa, o fechamento oficial da transação está previsto para os próximos meses, sujeito a certas condições. Com a confirmação, o Braga passará a fazer parte do portfólio da QSI, que também conta com uma participação acionária no KAS Eupen, clube que disputa a primeira divisão do futebol belga.
“O clube saúda com entusiasmo a entrada da Qatar Sports Investments na sua estrutura acionista, certo de que a sua capacidade e experiência internacionalmente demonstrada, nas mais variadas áreas, constituem para o Sporting Clube de Braga uma mais-valia, permitindo e alavancando o crescimento da marca rumo à expansão global”, afirmou o Braga, em comunicado oficial.
“Esta operação não produz qualquer alteração na gestão do Sporting Clube de Braga, ficando salvaguardada a plena autonomia das decisões da direção nomeada com o apoio do acionista majoritário Sporting Clube de Braga”, completou o texto.
De acordo com a imprensa europeia, a entrada da QSI em algum outro clube de futebol europeu era esperada já há algum tempo. A negociação com o PSG é de 2011, enquanto com o KAS Eupen foi fechada em 2012.
“A Qatar Sports Investments se orgulha de investir em empresas e marcas esportivas líderes em todo o mundo, permitindo-lhes atingir todo o seu potencial. Portugal é um país fundado no futebol, com alguns dos fãs mais apaixonados e um dos melhores sistemas de formação do mundo. O Braga é uma instituição portuguesa exemplar, com uma história impecável, uma enorme ambição e uma reputação de excelência dentro e fora dos gramados”, destacou Nasser Al-Khelaifi, CEO da QSI e presidente do PSG.