A Premier League está cada vez mais próxima dos Estados Unidos. Com 9 dos 20 times que disputam a temporada 2022/2023 de propriedade de norte-americanos, a liga está estudando a possibilidade de levar jogos da próxima pré-temporada para os EUA. De acordo com o The Athletic, esse poderia ser “o primeiro passo para jogos da liga no exterior” em um futuro próximo.
A princípio, a ideia inicial é realizar um minitorneio de pré-temporada que conte com pelo menos um dos chamados Big Six (Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham). O The Athletic informou que 14 dos 20 clubes da Premier League já teriam dado parecer favorável ao evento.
Segundo a publicação, os proprietários norte-americanos gostam também da ideia de levar iniciativas das grandes ligas dos Estados Unidos para o torneio inglês em breve. Entre os projetos estudados está um All-Star Game, que ajudaria a liga inglesa a crescer ainda mais em receita e exposição internacional, para substituir a Supercopa da Inglaterra (jogo que coloca frente a frente o campeão da Premier League e o campeão da Copa da Inglaterra).
Esse tipo de projeto ganhou força nas últimas semanas, em especial com o sucesso estrondoso de dois jogos da NFL no Tottenham Stadium. A segunda dessas partidas (New York Giants x Green Bay Packers) lotou o estádio em Londres e registrou recorde de audiência para um jogo da liga de futebol americano no exterior (5,5 milhões de espectadores, somando-se TV e streaming).
Direitos milionários de transmissão
Em novembro do ano passado, a mídia norte-americana já dava sinais de uma atenção especial à Premier League. À época, a NBC renovou o contrato com a liga inglesa até 2028 pelo dobro do valor do acordo anterior. Ao todo, a emissora pagará US$ 450 milhões por ano entre 2022/2023 e 2027/2028, o que dará um montante de US$ 2,7 bilhões ao final das seis temporadas.
Pré-temporada na Ásia
Vale lembrar ainda que a Premier League já possui um torneio de pré-temporada na Ásia. O projeto foi iniciado em 2019, acabou sendo bastante atrapalhado pela pandemia de Covid-19, mas, mesmo assim, já levou diversos clubes do torneio a disputarem partidas em países como China, Hong Kong, Tailândia e Singapura.