Dois meses após o anúncio oficial feito em conjunto com a Fórmula 1 de que fará parte da categoria a partir de 2026 como fornecedora de unidades de potência, a Audi confirmou os rumores e divulgou, nesta quarta-feira (26), que será parceira da Sauber, que atualmente possui acordo com a Alfa Romeo, ao entrar na F1 daqui pouco mais de três anos.
O projeto será conduzido nas instalações da Audi Sport em Neuburg, perto de Ingolstadt, ao sul da Alemanha, onde o time de especialistas da marca alemã desenvolverá o motor feito especialmente para a competição. Será a primeira vez em mais de uma década que uma motorização da Fórmula 1 será construída em solo alemão. Além disso, a Audi planeja ainda adquirir uma participação no Grupo Sauber.
De acordo com a montadora, apesar do motor ser fabricado na Alemanha, a Sauber desenvolverá e fabricará o carro em sua própria sede, na cidade de Hinwil, na Suíça. A equipe também será responsável pelo planejamento e execução das operações de corrida.
“Estamos muito satisfeitos por termos conquistado um parceiro tão experiente e competente para nosso ambicioso projeto de Fórmula 1. Já conhecemos o Grupo Sauber com suas instalações de última geração e a experiente equipe de colaborações anteriores, e estamos seguros de que, juntos, formaremos um time forte”, celebrou Oliver Hoffmann, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Audi AG.
A relação, de fato, não é nova. A Audi Sport já usou regularmente o túnel de vento de alta tecnologia do Grupo Sauber em Hinwil durante a bem-sucedida era de Le Mans e durante o desenvolvimento do carro de turismo Classe 1 para o campeonato alemão de turismo (DTM).
“A Audi é a melhor parceira para o Grupo Sauber. Está claro que ambas as empresas compartilham os mesmos valores e visão. Estamos ansiosos para atingir os nossos objetivos comuns com uma parceria forte e bem-sucedida”, afirmou Finn Rausing, presidente da Sauber Holding.
O desenvolvimento da unidade de potência, que consiste em um motor elétrico, bateria, sistemas de controle e um motor a combustão, já está em andamento nas instalações da Audi Formula Racing GmbH, em Neuburg. Mais de 120 funcionários já trabalham no projeto.
“A Sauber é um parceiro de primeira classe para o uso da unidade de potência da Audi. Estamos ansiosos para trabalhar com uma equipe experiente que ajudou a moldar muitas eras da história da Fórmula 1. Juntos, queremos escrever o próximo capítulo a partir de 2026”, finalizou Adam Baker, diretor administrativo da montadora alemã.