Apesar de a Fórmula 1 ser o principal foco de atenção do marketing da seguradora Allianz no Brasil, a empresa também investe no mercado do futebol. Uma de suas principais apostas nesse sentido é uma ação voltada à Copa do Mundo de 2010, que será realizada na África do Sul. E para isso, a marca espera anunciar nos próximos dias o nome de um atleta que funcionará como embaixador do projeto. O nome do jogador ainda é mantido em sigilo pela marca, mas ele vai protagonizar uma campanha voltada a corretores da Allianz. Os melhores vendedores dos próximos meses ganharão viagens para a Copa do Mundo de 2010, em ação similar ao endomarketing desenvolvido pela companhia para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. A Copa do Mundo de 2010, aliás, servirá como mote para um início de uma investida mais incisiva da Allianz sobre o futebol. A seguradora fechou cota de patrocínio às transmissões da ESPN no torneio da África do Sul, e espera ampliar sua participação na modalidade até a edição de 2014, que acontecerá no Brasil. ?Nós temos uma preocupação especial com a Fórmula 1, mas não pensamos somente nisso. Estamos olhando para o futebol, sim. Vamos fazer mais ações, sempre com o mote de probabilidades e prevenção de riscos?, disse Ariane Wanderley Landim, superintendente de marketing e comunicação da Allianz. A empresa cita como exemplo de associação entre futebol e segurança automotiva o projeto da Allianz Arena, estádio de Munique que sediou o jogo de abertura da última Copa do Mundo. A construção tem placas na parte externa que podem mudar de cor e fazer desenhos, mas permanece sempre em apenas um tom para evitar um desvio da atenção dos motoristas que passam nas vias próximas. ?Nossa comunicação é voltada a essa questão dos riscos de acidentes em cada situação, e isso pode ser usado também no futebol. Fechamos uma parceria com a TV Esporte Interativo, por exemplo, e usamos algo nesse sentido. Durante as transmissões de jogos do futebol europeu, quando acontece determinado lance, mostramos a probabilidade de cada desfecho. Se o Luca Toni vai bater uma falta, por exemplo, dizemos a chance de ele fazer um gol?, completou Ariane.