O Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil realiza na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), a penúltima etapa do Challenger Series. A competição, que começou na última terça-feira (1º), ajuda a definir vagas para a elite do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) 2023.
Ao todo, são 96 participantes na categoria masculina e 64 na feminina disputando pontos nos rankings de acesso para o CT. Sete atletas já garantidos na elite de 2023 participarão do evento, que segue até a próxima terça-feira (8).
Com isso, a cidade de Saquarema se tornou a única do mundo a ser palco das três principais competições da WSL. Neste ano, sediou a etapa brasileira do WSL CT, vencida por Filipe Toledo, que acabou se sagrando campeão da temporada.
Já na semana passada, recebeu o único evento do Qualifying Series deste ano com status máximo QS 5000 nas categorias masculina e feminina na América do Sul, o Saquarema Surf Festival em memória a Leo Neves. A competição foi vencida pelos peruanos Miguel Tudela e Daniella Rosas.
“Para nós, é uma grande conquista poder realizar a primeira etapa do Challenger Series na América Latina, na reta final da disputa por vagas para a elite do CT”, afirmou Ivan Martinho, CEO da WSL na América Latina e colunista da Máquina do Esporte.
Nomes de peso do surfe mundial
O evento tem gerado muita expectativa no meio do surfe, pois pode marcar o retorno de Gabriel Medina às competições. Ele recebeu um dos dois convites (wild cards) da WSL América Latina.
Além dele, outros seis tops já garantidos para disputar o CT em 2023 prestigiarão a estreia do Challenger Series no Brasil, como o número 6 do mundo esse ano, Miguel Pupo, e Deivid Silva, que está buscando se requalificar pelo ranking da nova divisão de acesso para o WSL CT.
Os outros participantes confirmados no CT 2023 são os brasileiros Caio Ibelli, Samuel Pupo e Jadson André, além do italiano Leonardo Fioravanti e do indonésio Rio Waida.