A Oxer, marca própria de vestuário e acessórios esportivos do Grupo SBF, anunciou, nesta segunda-feira (8), o lançamento da campanha “Pratique a vida”. Trata-se da primeira campanha publicitária da marca, cuja proposta é de ser mais leve e não apenas ligada à alta performance.
A estratégia faz parte dos planos do grupo de intensificar e fortalecer ainda mais a percepção e a presença no mercado de suas marcas próprias e licenciadas, um pilar expressivo de negócios do SBF que também é dono da Centauro e da Fisia, distribuidora da Nike no Brasil, além de outras empresas.
Comercializada com exclusividade na Centauro, a Oxer é considerada um case de sucesso dentro do Grupo SBF, sobretudo entre as mulheres, sendo líder em vendas de vestuário dentro da varejista esportiva. Como premissa, a marca tenta entender e atender os diversos formatos de corpos e demandas da vida moderna, principalmente do público feminino. Agora, com novos investimentos, especialmente em marketing, o objetivo é que a Oxer seja conhecida por um número ainda maior de pessoas, além de reconhecida como uma das principais marcas esportivas nacionais.
Segundo o Grupo SBF, a ideia da campanha é ressaltar atributos como versatilidade, praticidade, diversidade e custo-benefício, além de motivar uma vida ativa. O rebranding, realizado em parceria com a FutureBrand,também traz uma nova identidade visual, com logotipo e símbolo repaginados.
Agora, a logomarca possui duas setas paralelas que representam os intervalos de tempo em que é possível encaixar as mais variadas atividades físicas no meio das inúmeras tarefas adultas cotidianas, como caminhar até o supermercado, fazer faxina em casa ou acompanhar os filhos em uma brincadeira qualquer.
Manifesto
Por meio da campanha “Pratique a vida”, a Oxer ainda lançou um manifesto, criado em parceria com a agência Purple Cow, para intensificar a mensagem de que é preciso enxergar a prática esportiva não somente pela ótica da alta performance. A ideia é promover uma proposta mais leve, ligada a uma vida ativa que seja saudável e viável, de acordo com a jornada diária de cada pessoa.
O lançamento também conta com ações de comunicação digital, também desenvolvidas pela agência, contribuindo para a aproximação com os consumidores. Pautada por inovações de linguagem, mensagens e pontos de contato, a ação “reforça que todo corpo pode, todo esforço vale e todo tempo conta, mostrando a beleza que existe por trás das atividades cotidianas”.
“Apesar de algumas evoluções, o universo esportivo ainda é pautado por idealizações e por modelos inatingíveis. Isso acaba afastando grande parte das pessoas que não se veem como atletas. Ou pior, faz com que as pessoas se sintam culpadas, como se estivessem devendo algo para esses modelos perfeitos, e isso não é nada saudável. Por isso, a Oxer quer se conectar com essas pessoas, mostrando que a atividade física já está presente em suas vidas, mesmo que não percebam. E, principalmente, que esse movimento não precisa nascer da culpa e da busca por resultados”, explicou Rodrigo Niemeyer, diretor de criação da Purple Cow.