O Grupo Globo divulgou, no sábado (26), os números relativos às transmissões da emissora em todas as plataformas em relação à primeira rodada da Copa do Mundo do Catar. Ao todo, mais de 126 milhões de espectadores foram impactados com os jogos disputados entre domingo (20) e quinta-feira (24), com destaque para a estreia da seleção brasileira diante da Sérvia.
Na TV aberta, a Globo teve uma média de 21 pontos de audiência com 50% de participação. Houve um crescimento de 36% na audiência dos dias como um todo (das 7h às 23h59) e 69% de aumento no período da tarde. O jogo mais assistido foi Brasil x Sérvia, seguido por Catar x Equador, Portugal x Gana, França x Austrália e Bélgica x Canadá.
No Sportv, as transmissões alcançaram mais de 20 milhões de pessoas, com 91% de participação entre os canais esportivos na TV fechada e audiência 12 vezes maior que o principal concorrente, a ESPN. Entre todos os canais, contando TV aberta e fechada, o canal conseguiu obter 20% de audiência.
No Globoplay, os jogos também alavancaram os números. Houve o triplo do consumo pela web em relação à média geral da plataforma e o quádruplo da média diária de assinantes no serviço. Na transmissão alternativa comandada por Tiago Leifert, o engajamento de pessoas com até 30 anos foi de 43%. Já na função multiângulo, o segundo gol de Richarlison contra a Sérvia foi o lance mais visto.
Por fim, o GE obteve recorde de pageviews com 160 milhões. Foram 900 milhões de minutos consumidos, com direito a recorde de consumo de vídeos da história do site por três dias seguidos, o que garantiu um número 44% superior ao mesmo período da Copa da Rússia em 2018.
Em relação à estreia do Brasil, que venceu a Sérvia por 2 a 0 na quinta-feira (24), o alcance da partida bateu a marca de 74 milhões de espectadores em todas as plataformas somadas, com consumo simultâneo de 55 milhões de pessoas por minuto. Na Globo, foi a melhor estreia da seleção brasileira desde a Copa da Alemanha em 2006 e a maior audiência em uma quinta-feira nos últimos 20 anos.
Já no Sportv, o jogo superou todos os outros canais abertos e ficou atrás apenas da própria Globo no ranking geral da TV. Foi a melhor audiência diária em quatro anos, desde o confronto Brasil x Bélgica, que marcou a eliminação brasileira nas quartas de final da Copa de 2018.
No Globoplay, a partida foi responsável pelo recorde histórico de consumo em um único dia, com 14 milhões de horas de streaming. E no GE, mais de 10 milhões de pessoas passaram pelo site, número superior aos 7 milhões de habitantes da Sérvia.