Após o fracasso da ideia de realizar a Copa do Mundo bienal, a Fifa irá centrar seus esforços em uma nova proposta: que o evento passe a ser trienal. Segundo o jornal Daily Mail, a ideia da federação é realizar uma reforma radical no calendário internacional do futebol.
No início do ano, com incentivo da Fifa, a Federação Saudita de Futebol sugeriu que fosse estudada a ideia de a Copa do Mundo passasse a ser realizada a cada dois anos. A sugestão foi apoiada pelo
A ideia foi lançada no início deste ano, depois que os planos da Fifa para uma Copa do Mundo bienal morreram lentamente. A Federação Saudita de Futebol foi quem primeiro solicitou que a ideia de uma Copa do Mundo a cada dois anos fosse estudada. Em seguida, o pedido ganhou apoio de Fouzi Lekjaa, presidente da federação marroquina.
No entanto, após intenso lobby da Fifa, a entidade não conseguiu superar a oposição generalizada à ideia, liderada por Uefa e Conmebol.
Por conta disso, a Fifa agora trabalha com a ideia de uma Copa do Mundo a cada três anos. A sugestão de mudança acontece logo após o presidente da entidade, Gianni Infantino, ter divulgado, em Doha, ainda durante a Copa do Mundo, que o Mundial de Clubes será expandido para 32 times a partir de 2025.
Atualmente, a competição possui sete participantes e é frequentemente considerada uma distração para os campeões europeus que, na época em que geralmente é disputada, estão disputando as ligas nacionais e continentais que consideram mais importantes por gerarem maior faturamento e mais visibilidade.
Uma versão ampliada do Mundial de Clubes da Fifa tem como alvo os grandes clubes da Europa, principalmente aqueles que tentaram a criação da Superliga Europeia, bem como as receitas com direitos de transmissão e patrocínio.