O Barcelona firmou uma parceria estratégica com a NFL para vender produtos oficiais da liga de futebol americano nas lojas oficiais do clube espanhol. Segundo comunicado divulgado pelo Barça, o projeto começará em três estabelecimentos. A loja do estádio Camp Nou, outra que fica na zona turística de Las Ramblas e a terceira no shopping La Maquinista.
“Esta aliança inovadora tem como objetivo começar a construir sinergias futuras com uma das principais ligas profissionais do mundo”, declarou o Barcelona em comunicado.
O acordo com o Barça ocorre após a concessão dos direitos comerciais do Miami Dolphins e do Chicago Bears na Espanha. Com isso, o clube poderá distribuir seus produtos juntamente com os de outros times: Las Vegas Raiders, Tampa Bay Buccaneers e Kansas City Chiefs.
Segundo o Barcelona, haverá uma área especial em cada uma das suas lojas para abrigar os produtos das cinco equipes da NFL. A ideia é ampliar os negócios caso as vendas fiquem dentro do esperado.
NFL mira Europa, Barcelona, as vendas
A parceria com o Barcelona reforça a estratégia de “europeização” da NFL. A liga segue reforçando o objetivo de encontrar parceiros estratégicos no futebol europeu para aumentar sua presença e engajamento no continente.
Em meados de setembro, a NFL já havia fechado com a Bundesliga para a Alemanha depois de garantir a presença de jogos oficiais no país. O principal mercado na Europa continua sendo o da Inglaterra, onde a NFL tem parceria para levar partidas da temporada regular no estádio do Tottenham.
O negócio também reforça a nova estratégia do Barcelona para o negócio de sua loja oficial. O objetivo do clube, atualmente, é que a unidade de negócios consiga faturar mais de 100 milhões de euros ao final da temporada 2022/2023. No último ano fiscal, as lojas arrecadaram 50 milhões de euros.