No ano passado, o primeiro do atacante Ronaldo com a camisa do Corinthians, a presença dele significou um acréscimo médio de 7% na audiência da TV Bandeirantes em jogos do Campeonato Paulista. Na última quarta-feira, porém, um empate entre um São Paulo desfigurado e o Mirassol fez a emissora paulista superar esse patamar. A audiência média da Band nos jogos em que Ronaldo esteve em campo, no Campeonato Paulista do ano passado, foi de 6,2 pontos (esse levantamento contabiliza apenas as partidas da fase de classificação do torneio). O empate por 1 a 1 entre São Paulo e Mirassol, na quarta, obteve 7. O resultado também foi positivo para a Globo, que teve sua maior audiência com futebol no ano. O canal carioca havia registrado 15 pontos com um amistoso entre Corinthians e Huracán e alcançou 16 no último domingo, na estreia do time alvinegro no Estadual (empate por 1 a 1 com o Monte Azul). O jogo do São Paulo elevou a audiência para 22 pontos. Ao contrário da Band, contudo, os números da Globo não superam a audiência do Corinthians com Ronaldo na fase de classificação do Paulista de 2009. Na temporada passada, a emissora carioca teve média de 22,4 pontos nos jogos em que o camisa 9 esteve em campo (descontados os números da fase final). Cada ponto no Ibope equivale a 54 mil domicílios na Grande São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.