A Asics realizou, na última quinta-feira (2), no Parque Mirante, dentro do Allianz Parque, em São Paulo, o “Brand Day” da marca para apresentar os principais projetos e lançamentos para o ano de 2023. Com o ator e embaixador da empresa Nicolas Prattes como mestre de cerimônia e conversas e debates sobre diversos assuntos relacionados ao running, a Asics batizou o evento para mais de 350 convidados, número que incluiu jornalistas, influenciadores e varejistas, entre outros, de “A Grande Virada”.
“Uma grande virada acontece principalmente em momentos importantes, e escolhemos esse tema porque a Asics teve um 2022 de muitas viradas, sendo a marca de maior destaque no running, que venceu todos os comparativos e que trouxe para 2023 o lançamento do Gel-Nimbus 25, com uma importante evolução de um dos mais icônicos produtos de performance”, explicou Alexandre Fiorati, presidente e CEO da Asics na América Latina.
Uma das principais estrelas do evento foi, de fato, o tênis, que é considerado um dos carros-chefes da marca no running. O modelo chegou ao mercado depois da campanha iniciada com o “Mystery Shoe”, um tênis totalmente branco e sem nenhuma menção de marca, que foi enviado globalmente para um seleto grupo de corredores, e teve seu ápice na revelação feita no último dia 9 de janeiro.
O Gel-Nimbus 25 tem como principais objetivos gerar mais conforto e melhor amortecimento aos atletas. Com esse intuito, conta com a nova tecnologia PureGel, estrategicamente integrada na entressola para melhor absorção de impacto e passadas mais suaves.
Além disso, o modelo também possui a nova tecnologia de amortecimento FF Blast Plus Eco, agregando 20% a mais de espuma em comparação aos lançamentos anteriores. A tecnologia é uma versão mais sustentável da FF Blast e é feita com 24% de material de base biológica de fontes renováveis, como sobras do processamento de açúcar.
No evento, a marca ainda destacou os projetos de incentivo ao bem-estar, como a inauguração da Asics House, no Parque Bruno Covas, e o Asics Lume Club, plataforma feminina da marca na América Latina. O primeiro tem como foco servir de ponto de apoio para atletas profissionais e amadores, e o segundo existe desde 2022, com cada uma das edições reunindo um grupo de mulheres para participar de uma prova patrocinada pela marca mundo afora.
A Asics oferece suporte para que elas concluam o desafio, como treinamentos e encontros mensais para conversas sobre assuntos relacionados à corrida. O objetivo principal é fortalecer e potencializar o protagonismo feminino no running. No momento, um grupo se prepara para a Maratona de Los Angeles, marcada para 19 de março.
“Acreditamos no poder de transformação que o esporte tem na vida das pessoas e é por isso que investimos em projetos como esses. A Asics House nasceu em outubro de 2022 e já se consolidou como espaço para os corredores que procuram o local para realizar seus treinos, como uma base, que possui estrutura, fornecendo hidratação, lockers, além de poderem testar nossos tênis de corrida”, destacou Constanza Novillo, diretora de marketing da Asics na América Latina.
“Já o Asics Lume Club está indo para sua terceira edição este ano e já se consolidou como nossa plataforma feminina, tendo apoiado até o momento mais de 20 mulheres, além dos treinos abertos com mais de 100 participantes cada. Com essa troca, queremos inspirar mais mulheres a estarem mais presentes em provas e treinos e criar, assim, uma comunidade feminina forte na corrida”, completou a executiva.
Além desses projetos especiais, o evento também chamou atenção para o calendário do circuito Asics Golden Run em São Paulo e no Rio de Janeiro. A prova está marcada para dia 21 de maio na capital paulista e será no dia 23 de julho na capital fluminense. Ainda haverá uma etapa em Buenos Aires, na Argentina, no dia 23 de abril.
Para entreter os convidados, os espaços do evento foram todos interativos e instagramáveis. Quem quis pôde experimentar o Gel-Nimbus 25 no pé e nas esteiras, por exemplo. A marca ainda aproveitou para promover suas linhas para o tênis, evidenciando o novo Gel-Resolution 9, e para o sportstyle, em que o destaque foi o lançamento e comemoração de 30 anos do Gel-Lyte V.
No final do evento, produzido pela agência Dojo e com assessoria da Press Pass, a Asics aproveitou para apresentar os novos atletas patrocinados pela marca. A lista conta com o maratonista Johnatas Cruz, os velocistas Erick Felipe, Lucas Vilar e Felipe Bardi, os triatletas Djennyfer Arnold e Antonio Bravo, e ainda a nova embaixadora da marca, a escritora, influenciadora e amante do esporte e da vida saudável Bruna Vieira.
Leia abaixo a entrevista exclusiva feita pela Máquina do Esporte com Constanza Novillo, diretora de marketing da Asics na América Latina:
Máquina do Esporte: Quais são os objetivos da marca no running em 2023?
Constanza Novillo: Nosso principal lançamento de 2023 para a categoria de running da Asics é o Gel-Nimbus 25, que já está sendo vendido no Brasil. Além disso, também lançaremos o Superblast, com uma altura incrível da entressola com FF Blast Turbo que vai garantir o máximo retorno de energia.
MDE: Haverá novos tênis? Ou apenas atualizações?
CN: Asics Superblast, Gel-Resolution 9 – CPS e novas cores do Metaspeed+, entre outras novidades.
MDE: A marca pretende investir mais em influenciadores?
CN: Seguiremos trabalhando com influenciadores. Anunciamos como nova embaixadora a Bruna Vieira (@brunavieira) e, em breve, haverá seletiva de Asics FrontRunner.
MDE: O Lume Club continuará após a Maratona de Los Angeles?
CN: Sim, o Asics Lume Club já se consolidou como a plataforma feminina da marca na América Latina, e teremos outras edições.
MDE: Com relação a provas, serão apenas as Golden Run em SP e no RJ como provas proprietárias?
CN: Hoje, nós organizamos a Asics Golden Run de São Paulo (que acontece no dia 21 de maio, já com inscrições abertas neste site) e no Rio de Janeiro, que será no dia 23 de julho (em breve, as inscrições serão abertas neste site). O circuito também passa por Buenos Aires, na Argentina, no dia 23 de abril.
MDE: Existe a possibilidade de fechar patrocínio a alguma outra, mesmo que não seja proprietária?
CN: A Asics já patrocina grandes provas em diferentes países da América Latina, como a Meia-Maratona de Rosário e de Mendoza, na Argentina; a Meia-Maratona de Cartagena, na Colômbia; a Maratona do Chile; e a Maratona de Assunção, no Paraguai.
MDE: No ano passado, a prova em SP foi bastante confusa, teve atraso e gerou muitas reclamações nas redes sociais, por exemplo. O que a marca pretende fazer para que isso não se repita?
CN: À ocasião, nos posicionamos reconhecendo os problemas na operação e dispostos a levar todo o aprendizado aos próximos eventos que teremos com os nossos corredores e corredoras. A Asics Golden Run preza pelo relacionamento com seus atletas, por isso sempre trazemos iniciativas que tragam esse reconhecimento e valorização a quem sempre correu conosco.
Seguiremos trabalhando juntos e focados para que tenhamos experiências incríveis em 2023. Mudamos a organização da prova e absorvemos todos os aprendizados do passado, desta vez com a Vega Sports, parceira da marca em grandes projetos como Asics House, Asics Lume Club e Asics Movimenta By Centauro, entre outros.