A Nike não é uma dos patrocinadores oficiais da Copa, mas com o suporte a várias seleções e jogadores, foi usando a competição que a marca conseguiu quebrar um recorde na internet: o vídeo ?Write the Future? teve 7,8 milhões de espectadores no YouTube em apenas uma semana. Nesta quinta-feira, o número já chega a 9,7 milhões. A marca tem se especializado em criar virais na internet. Mesmo transmitidos na televisão, é na ferramenta de vídeos do Google que eles têm atingido um contingente maior de pessoas. ?Write the Future? tirou um recorde que já pertencia à Nike. No caso, era o ?Earl and Tiger?, anúncio que exibia o pai do golfista Tiger Woods, morto em 2006, passando uma mensagem para o filho. O vídeo de 30 segundos teve 6,3 milhões de visitas em uma semana. Mesmo sem patrocinar a Fifa, a empresa americana fez uso de jogadores como Rooney, Cristiano Ronaldo, Drogba e até mesmo Ronaldinho Gaúcho, que está fora do Mundial, para se aproveitar do evento. Algo semelhante fez a Pepsi, com o vídeo ?Oh, Africa?, que usou jogadores como Messi, Kaká e Henry, mas que também não tem acordo oficial com a Copa do Mundo. O vídeo teve mais de 2 milhões de visitas.