Estamos a pouco menos de 500 dias do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ou, para sermos mais exatos, 498 dias e 19 horas, segundo nos informa o banner da marca suíça de relógios Omega, fixado em local de destaque no site oficial do evento.
A marca é a cronometrista oficial (ou, para quem prefere termos em inglês, a official timekeeper) dos Jogos de Paris e uma das 45 parceiras comerciais de um evento que mobiliza empresas internacionais importantes, com destaque para grandes grupos multinacionais da França, país-sede da competição.
O total de patrocinadores vem em um movimento crescente. A adesão mais recente foi do conglomerado internacional de fabricantes de aço ArcelorMittal, com sede no vizinho principado de Luxemburgo e que passou a figurar como parceiro oficial de Paris 2024.
O grupo europeu faz companhia a gigantes francesas como Decathlon e Le Coq Sportif, entre os parceiros oficiais. Multinacionais da França e empresas com forte presença na economia do país também dominam as parcerias premium, em uma lista que reúne Carrefour, Groupe BPCE, Électricité de France, a companhia de telecomunicações Orange e a farmacêutica Sanofi.
Entre os apoiadores oficiais, que congrega marcas menos conhecidas, os Jogos de Paris também contam com participação significativa de empresas francesas, como a Fnac Darty, a empresa de locação de materiais de construção Loxam, a empresa de serviços de alimentação Sodexo e a subsidiária de distribuição de energia Enedis.
Vitrine para as empresas francesas
Essa configuração do quadro de patrocinadores, com presença relevante de grupos locais, mostra que o país europeu aproveita a chance de sediar um dos maiores eventos esportivos que existem no planeta para deixar em evidência, no mundo todo, suas marcas nacionais.
Patrocinadores estrangeiros só predominam justamente na categoria Worldwide Partners, que reúne gigantes globais como a chinesa Alibaba, a sul-coreana Samsung, a japonesa Toyota ou a norte-americana Coca-Cola.
Por ora, o movimento dessas marcas em torno do evento vem sendo bem tímido, quase sem menções aos Jogos em suas redes. Do mesmo modo, a organização de Paris 2024 tem apostado em ativações mais da Olimpíada e da Paralimpíada em si, do que de seus parceiros comerciais.
Isso inclui aparições dos mascotes oficiais em diferentes localidades da capital francesa e também da tocha olímpica em pontos turísticos de várias cidades do mundo, como Berlim, na Alemanha.
Nesta terça-feira (14), o presidente da França, Emmanuel Macron, gravou um vídeo enaltecendo os Jogos de Paris, conteúdo que foi compartilhado nos perfis oficiais do evento nas redes sociais.
Na semana passada, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 anunciou a comercialização de 3,25 milhões de ingressos para o evento, número considerado recorde para uma primeira fase de vendas, quando comparado a todas as competições esportivas já realizadas em território francês. Vale lembrar que o país já sediou anteriormente a Copa do Mundo e outras cinco edições de Jogos Olímpicos, sendo duas de verão e três de inverno.