Antes do início da Copa do Mundo, a Inglaterra integrava grande parte das listas de favoritos ao torneio. Contudo, o time dirigido pelo italiano Fabio Capello ficou com a segunda posição de seu grupo na primeira fase, foi goleado por 4 a 1 pela Alemanha e caiu nas oitavas de final da competição. Com isso, expôs uma aposta arriscada de sua equipe de gestão e pode ficar sem um de seus maiores patrocinadores.
Segundo o jornal “Daily Mail”, a Inglaterra rechaçou antes da Copa do Mundo uma oferta para renovar contrato com a empresa Nationwide, que atua no segmento financeiro. O motivo para isso foi a confiança dos dirigentes sobre quanto o time teria de valorização de acordo com a campanha na competição.
Antes da Copa, o Nationwide ofereceu 20 milhões de libras (R$ 32,11 milhões) anuais para seguir como patrocinador da Inglaterra. A empresa tem contrato com a seleção há 11 temporadas.
Depois do fracasso, a seleção inglesa não conseguiu nenhuma proposta no mesmo patamar. Ainda segundo o “Daily Mail”, a federação local foi sondada por duas companhias, mas nenhuma das conversas evoluiu.
O Nationwide mantém negociações com a Federação Inglesa e com a IMG, agência que representa a entidade. No entanto, agora a empresa trabalha com valores bem inferiores aos que foram oferecidos anteriormente.
Em quatro jogos na Copa do Mundo de 2010, a Inglaterra colecionou dois empates (1 a 1 com os Estados Unidos e 0 a 0 com a Argélia), uma vitória (1 a 0 na Eslovênia) e uma derrota (4 a 1 para a Alemanha).