A NBA House terá a maior edição da história em 2023. Essa foi a tônica da conversa com Rodrigo Vicentini, CEO da NBA no Brasil, realizada nesta terça-feira (28). O executivo participou de um café da manhã com jornalistas e influenciadores na NBA Store do Shopping Morumbi Town, na zona sul da capital paulista, a maior da liga no estado e segunda maior no mercado brasileiro.
No bate-papo, Vicentini revelou algumas novidades para o espaço, que será novamente instalado no estacionamento do Shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo, em 2023. Com 4 mil metros quadrados, será maior que a NBA House do ano passado e promete melhorar ainda mais a experiência dos fãs em relação a 2022, com mais shows, mais música, um enorme telão e mais ativações dos patrocinadores, além de uma área vip maior (NBA Lounge), com vista privilegiada, open bar e a possibilidade de entrar uma hora antes que o público geral para aproveitar a casa por um período com menos “concorrência”.
Haverá uma variedade de atividades interativas para fãs de todas as idades, incluindo festas de exibição das finais da NBA, apresentações musicais ao vivo, jogos e competições de basquete com a chance de ganhar prêmios oficiais da NBA e encontros e meet-and-greets com celebridades e outros convidados especiais.
Além dos brindes que serão oferecidos nas ativações, os fãs também poderão comprar os últimos lançamentos da NBA em uma loja pop-up oficial da liga dentro do espaço.
“A NBA House é a melhor forma de nos conectar com os nossos fãs, criar muito engajamento e fazer com que os apaixonados por basquete se sintam dentro de uma arena da NBA. É a principal ativação da liga no mundo e nosso cartão de visitas no mercado brasileiro. Em 2023, ela crescerá de tamanho. A gente vai aumentar o andar de cima e mudar a disposição da casa”, afirmou o CEO.
Apresentada pela Budweiser, a NBA House contará com outros sete patrocinadores neste ano: ESPN, Sadia, Ruffles, Gatorade, Popeyes, Hellmann’s e Sustagen Kids. Todos estarão presentes com ativações nas noites de jogo e também nos finais de semana, em que o espaço costuma receber muitas famílias apaixonadas por basquete.
A pré-venda de ingressos teve início às 12h desta terça-feira (28). Até o dia 8 de abril, os membros da NBA ID, plataforma de benefícios da NBA, poderão visitar o site do evento para se cadastrar e, automaticamente, ter 20% de desconto nos ingressos. Para o público geral, uma novidade para este ano é que será possível adquirir assentos designados para as festas de exibição durante cada jogo das finais.
Em 2023, a NBA House terá início no dia 1º de junho, data em que as finais da liga começarão a ser disputadas, e poderá ir até o dia 18 de junho, caso a decisão chegue aos sete jogos. A expectativa de público gira em torno de 44 mil pessoas.
Momento no Brasil
De acordo com Rodrigo Vicentini, a NBA passa pelo seu melhor momento no mercado brasileiro, considerado prioritário pela liga. Atualmente, são 22 lojas (NBA Store) no país e um crescimento ano após ano dentro de quadra e dos negócios da marca fora das quatro linhas. Ao todo, a NBA já conta com uma base de 45 milhões de fãs em solo brasileiro, o que também é importante para atrair cada vez mais marcas interessadas em falar com essa quantidade grande de pessoas por meio de campanhas publicitárias, promoções e outras iniciativas.
“Perguntam muito por que a NBA cresce tanto no Brasil. Acredito que é porque aqui temos uma combinação única, e a fórmula é muito sólida, com muita consistência. Temos o amor pelo esporte desde que somos pequenos, a gente joga basquete, somos competitivos e praticamos esporte desde a escola. Além disso, trata-se de uma marca internacional, conhecida pela qualidade e sem rejeição”, afirmou o CEO.
“Sem contar a força que a marca vem criando no consumo fora de quadra. A gente acabou de ter o Lollapalooza, mas pode ser o Rock in Rio ou qualquer festival de música, ou na balada, você vai ver alguém ali com uma regata do Lakers, do LeBron James, não necessariamente porque é fã fanático por NBA, mas porque é o estilo dele, ele quer participar dessa comunidade”, completou.
Empresa de mídia
No bate-papo, Vicentini também fez questão de lembrar que, atualmente, a NBA é, na verdade, uma empresa de mídia.
“A gente tem que sempre lembrar que todo mundo olha para a gente como uma liga de basquete, só que a gente é uma empresa de mídia. A gente produz jogos todas as noites, e nosso business é mídia, com muita produção de conteúdo”, destacou o executivo.
“Alguns anos atrás a gente desenhou um plano muito agressivo para o mercado brasileiro, a gente quis inundar o brasileiro com conteúdo da NBA, e agora estamos colhendo os resultados. Hoje, se o fã chegar em casa e quiser assistir a um jogo da NBA, nós temos vários pontos de contatos com ele”, acrescentou.
De fato, a oferta de mídia na temporada 2022/2023 é ampla. Os jogos da liga estão sendo distribuídos em português no Brasil por meio de diversas plataformas diferentes: TV aberta (Band), TV fechada (ESPN, TNT e Sportv), Twitch do Gaules, YouTube da TNT, streaming (Star+ e Amazon Prime Video) e ainda jogos pela plataforma da Budweiser e por meio do League Pass.
“A gente entendeu que o brasileiro consome nossos jogos de uma maneira muito única. Ele pode estar no ônibus assistindo, como pode estar em casa ou em qualquer outro lugar. A gente percebeu que era importante garantir que o fã pudesse assistir onde ele quisesse, a hora que ele quisesse, no formato que ele quisesse. O número de fãs não para de crescer, então é muito legal ver os resultados dessa estratégia que implementamos alguns anos atrás”, concluiu o CEO.