A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou, nesta quarta-feira (5), uma parceria com a Allegra Pacaembu, responsável pelas obras de reforma, modernização e restauro do Estádio do Pacaembu. O acordo prevê o uso da pista de atletismo, que será novamente instalada no complexo em volta do campo de futebol, por atletas desde o nível estudantil, passando pelas categorias de base e chegando até o profissional.
O objetivo da parceria é, a partir de 2024, usar o local para receber competições de pista, como provas de meio-fundo e fundo, além de desafios de velocidade e outras atividades. Os atletas ainda terão a possibilidade de utilizar também o centro de medicina esportiva do Hospital Albert Einstein, que ficará em um edifício multifuncional de nove andares dentro do estádio.
“Somos a primeira confederação a assinar um termo de intenções com a Allegra Pacaembu e isso nos orgulha muito. Os nossos atletas poderão ter acesso ao equipamento. Eu estive na obra e impressiona o número de pessoas e máquinas que estão trabalhando. O atletismo estará presente no novo Pacaembu”, afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.
“A identidade do Pacaembu é muito marcada pelo futebol, mas o complexo estará pronto para abrigar também outras práticas esportivas. Queremos que o Pacaembu seja plural e a casa de diversas modalidades. A parceria com a CBAt, órgão máximo do atletismo, corrobora com o nosso desejo de oferecer mais opções para os atletas praticarem o esporte”, declarou Eduardo Barella, CEO da Concessionária Allegra Pacaembu.
Nos próximos meses, a ideia da Allegra Pacaembu é fechar outros acordos de cooperação, atraindo, assim, mais modalidades esportivas para dentro do complexo.
“O Pacaembu tem potencial para receber e incentivar a prática de várias modalidades esportivas. Temos uma piscina olímpica, duas quadras de tênis e um ginásio poliesportivo à disposição das organizações esportivas e da população em geral. Estamos conversando com outras confederações para que novos acordos sejam firmados”, revelou Bruno Souza, diretor da Concessionária Allegra Pacaembu.
O novo Pacaembu
As obras tiveram início em 29 de junho de 2021, seguindo o projeto aprovado pelos Conselhos Estadual e Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e pelas Secretarias Municipais competentes. O complexo será inteiramente restaurado com base no conjunto arquitetônico original de 1940.
Um edifício multifuncional de nove andares, quatro deles subterrâneos, está em construção. Em três dos pavimentos funcionará um hotel, em parceria com a UMusic Hotels, joint venture entre a Universal Music Group, líder mundial em entretenimento baseado em música, e a Dakia U-Ventures, grupo internacional de investimentos. O Hospital Albert Einstein também ocupará o espaço com um centro de medicina esportiva.
O edifício terá ainda um centro de eventos e convenções para até 8.500 pessoas, um hub de empreendedorismo e inovação, uma unidade da Galleria Continua (conhecida galeria de arte contemporânea) além de restaurantes, cafés, bares, lojas, escritórios e um amplo estacionamento no subsolo.
As arquibancadas Leste e Oeste também estão em obras com o objetivo de oferecer mais conforto, segurança e acessibilidade aos frequentadores. Por fim, o complexo ainda abrigará camarotes, uma arena de e-Sports e espaços para eventos e hospitalidade.