A Federação Internacional de Basquete (Fiba) definiu que o Catar será o país-sede do Mundial de Basquete Masculino de 2027. Esta será a primeira vez que o país árabe receberá o torneio, que terá todas as suas partidas sendo disputadas na capital Doha.
De acordo com a Fiba, a entidade se mostrou impressionada com “os elementos em torno da natureza geográfica compacta, flexibilidade única com agendamento de locais de torneio para melhor atender os torcedores, bem como ênfase na sustentabilidade”.
“O Conselho Central ficou impressionado com a apresentação feita pela QBF [Federação de Basquete do Catar]. Gostaria de parabenizá-los em nome da diretoria pela qualidade do trabalho que já realizaram na elaboração desta licitação. Estamos muito felizes em poder conceder a Copa do Mundo de Basquete Masculino 2027 ao Catar”, afirmou Hamane Niang, presidente da Fiba.
Com a decisão, o país dá mais um passo na estratégia de sediar grandes eventos esportivos. O primeiro deles foi a Copa do Mundo de Futebol Masculino da Fifa, realizada no ano passado. Para o torneio de basquete, o Catar já concluiu a construção de todas as instalações que serão utilizadas no torneio.
O governo catariano, no entanto, continua recebendo diversas críticas por conta do tratamento dado aos trabalhadores estrangeiros e também pelas leis sociais restritivas impostas no país. Durante o Mundial de Futebol, algumas seleções chegaram a protestar contra a decisão da Fifa de levar o torneio ao país. Duas das mais contundentes foram Dinamarca e Alemanha.
Vale lembrar que a próxima edição do torneio será disputada neste ano, entre 25 de agosto e 10 de setembro, em três países diferentes: Filipinas, Japão e Indonésia. Já o Mundial Feminino, que teve sua última edição sendo disputada na Austrália no ano passado, terá a Alemanha como sede em 2026.