A Penalty lançou, nesta segunda-feira (15), uma nova campanha publicitária para enfatizar a importância do esporte e da prática de atividade física para qualquer segmento de público. Batizada de “Junta que dá Jogo”, a campanha foca no poder coletivo do esporte e na melhoria proporcionada pelo esporte no que se refere à saúde física e mental dos atletas.
De acordo com a marca, o posicionamento é fruto de estudos que mostram a importância da prática esportiva. Para se chegar ao resultado final, foram realizadas pesquisas para conhecer as principais tendências da prática esportiva no Brasil e no mundo, além da busca pelo entendimento de como o praticante consome e dialoga com as diversas plataformas de comunicação.
Ainda segundo a Penalty, o trabalho foi baseado em conceitos como as verdades da marca, atualidades e audiência, com o intuito de ressaltar o DNA da empresa, que faz parte do Grupo Cambuci, e a sua essência.
“Queremos mostrar que a prática esportiva é uma vivência cultural, na qual o esporte é o meio utilizado para estar junto dos amigos. As pesquisas que realizamos mostraram que 35% das pessoas entrevistadas colocam a amizade como um dos principais fatores para iniciar atividades físicas, bem como inspiração para continuar realizando esportes”, explicou Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty.
“Esses dados, entre outros, que deram origem à campanha, mostram, sem dúvida, que o espírito coletivo é o que nos motiva. E, nesse aspecto, temos lugar de fala, pois somos especialistas em esportes coletivos. Desejamos estar presentes na rotina das pessoas, com uma linguagem atraente, simples, mas eficaz, e contribuir para que tenham uma vida saudável por meio dos esportes”, completou o executivo.
Com criação da agência AlmapBBDO, a campanha ganhou um vídeo, divulgado no canal da marca no YouTube, que tem como objetivo mostrar a união, as amizades e os benefícios que o esporte proporciona aos praticantes.
De acordo com a Penalty, a pesquisa, que também contou com a participação da agência Amarelo, também apontou que, para mais da metade dos entrevistados, a escola é considerada um dos meios de incentivo ao início da prática esportiva. A partir dessa informação, a marca idealizou o projeto “Na Quadra”, que visa estreitar laços com profissionais da educação física, oferecendo conteúdos, treinos e planos de aula exclusivos no aplicativo de mensagens Telegram, além de cursos on-line e sorteio de brindes. Ao todo, mais de 4 mil profissionais já estão inscritos no programa.
A Penalty ainda revelou que o projeto “Junta que dá Jogo”, que começou a ser estudado ainda em 2021, ajudou a marca a entender o público e a aperfeiçoar o direcionamento da companhia. A partir dos dados coletados e do aprimoramento das ações, a empresa aumentou o faturamento e atingiu recordes históricos de arrecadação, com valores superiores a R$ 510 milhões em 2022. No primeiro trimestre de 2023, o Grupo Cambuci também manteve o crescimento, com faturamento acima dos R$ 135 milhões.