A Gillette foi a primeira empresa a usar de forma enfática o processo de renovação da seleção brasileira de futebol. A marca do grupo Procter & Gamble renovou contrato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até 2014, ano em que o país vai organizar a Copa do Mundo. Para anunciar o acordo, contratou o técnico Mano Menezes e os jogadores Neymar e Paulo Henrique Ganso, símbolos da nova geração. Mas também chamou Zagallo, Bebeto e Cafu, ídolos do passado, para simbolizar a mudança.
Para representar o ritual de passagem entre a antiga geração e a nova, os jogadores atuais e veteranos fizeram a barba em frente às c”meras. No momento de descontração, Cafu deixou de lado a sua função para ajudar Paulo Henrique Ganso, que não deve ter agradado o patrocinador com suas declarações: “Fazer a barba é complicado, eu passo mais a ‘maquininha’”, afirmou o meia.
A gafe também acompanhou o seu parceiro de Santos, o atacante Neymar, que, após passar a espuma, deslizou a l”mina em vão em seu rosto: “Não tenho pelo na cara!”, afirmou descontraído. O único que pareceu confortável durante o evento foi Bebeto. O campeão do mundo de 1994 se barbeou com tranqüilidade e exibiu a pele lisa para os fotógrafos. Ao final, Cafu ergueu a embalagem da espuma de barbear, como se levantasse a taça Fifa, gesto que ele realizou em 2002.
O clima informal que se criou entre jovens e veteranos, no entanto, foi premeditado pelo marketing da Gillette. A ideia é reproduzir o ato de ensinar a se barbear, que costuma acontecer entre pai e filho. Segundo Fabrícia Navarro, diretora de atendimento da Koch Tavares, agência responsável pela ativação do patrocínio, “a Gillette trabalha com o homem confiante e a marca tem tudo o que ele precisa”. O foco da campanha passa a ser a preparação para ser um homem maduro – a “barbearia pública” deve se repetir em outros eventos da empresa.
Para reforçar a noção de que a experiência foi passada ao novo grupo, houve também uma cerimônia de trocas de camisa. Mano, Neymar e Ganso trocaram uniformes da seleção com Cafu, Bebeto e Zagallo, cada um carregando a vestimenta da sua época. Bebeto, inclusive, levou uma camiseta de 1994, fornecida pela Umbro, marca que é da Nike, fornecedora de material esportivo da seleção.
A renovação de contrato da Gillette com a CBF mantém os mesmos acordos fechados anteriormente. O investimento da empresa na campanha, por outro lado, deve aumentar entre 30% e 35%. A intenção é fortalecer a marca como patrocinadora oficial até a Copa do Mundo de 2014.