A Latam usará o patrocínio às transmissões da Copa do Mundo Feminina da Austrália e Nova Zelândia como plataforma para ativar mensagens de diversidade e inclusão por intermédio de sua embaixadora, a atacante Marta, estrela da seleção brasileira.
“Percebemos que o futebol feminino está crescendo e sendo mais visto. Mas, com certeza, há espaço para melhorar e ter mais reconhecimento, especialmente quando comparado com competições masculinas”, afirmou Amira Ayoub, chefe de marketing da companhia aérea.
“A Latam acredita na igualdade, que as jogadoras são o meio para impulsionar o esporte, e quer que as mulheres voem cada vez mais alto. Por isso, é parceira há dois anos da Marta, atleta que inspira o futebol feminino, e agora é patrocinadora das transmissões de futebol feminino na Cazé TV”, completou.
Valores
A Latam firmou contrato com a artilheira da seleção brasileira em 2021 e tem usado a imagem da jogadora para destacar alguns valores importantes para a empresa.
“A Marta é líder global de diversidade e inclusão do Grupo Latam. Essa parceria veio em um momento muito importante para nós, de transformação cultural. Sabemos que ela é uma verdadeira inspiração para meninas e mulheres em todo o mundo, mas especialmente aqui no Brasil. Sua história e conquistas tangibilizam o que, para nós, é ser ‘sem fronteiras’”, explicou Amira.
A executiva lembrou a história de superação da garota de Dois Riachos, no interior de Alagoas, até se tornar uma vencedora nos gramados e dona de seis prêmios de melhor jogadora do mundo pela Fifa.
“Ela nunca deixou de acreditar que poderia ser a melhor do mundo, superou diversos obstáculos e é muito consciente do seu papel e influência quando falamos de inclusão e igualdade de gênero”, destacou a executiva.
Contratações
Segundo a executiva, com Marta como embaixadora, a Latam realizou diversas ações voltadas para inclusão e diversidade na empresa.
“Marta é uma personalidade que traz potência e voz para o discurso de marca da Latam. Ela representa o orgulho brasileiro e conta com pautas e experiências importantes na sua trajetória de vida”
Amira Ayoub, chefe de marketing da Latam
“Não à toa, ela foi nomeada como uma das embaixadoras do esporte na ONU [Organização das Nações Unidas] em defesa da igualdade de gênero. Nesta parceria de longo prazo, Marta tem ajudado no nosso processo de transformação cultural para a Latam ser cada vez mais inclusiva e diversa”, revelou a executiva.
Entre as iniciativas implantadas na empresa aérea, houve a prioridade de inclusão de pessoas LGBTQIAP+, mulheres, profissionais com deficiência e negros nos processos seletivos da empresa.
Na área de manutenção aeronáutica no Brasil, a empresa promoveu a contratação de um primeiro grupo de estagiários com foco na inclusão, com quase 80% das pessoas pertencentes a grupos sociais considerados minoritários entre os selecionados.
A Latam também abriu um processo seletivo exclusivo para mulheres para preencher ao menos 50 vagas para a função de copilota de aeronaves Airbus A320 até dezembro.
Outra ação foi promover concursos on-line sem exigência obrigatória de idioma estrangeiro para assegurar mais diversidade e inclusão para novos tripulantes de cabine.
“Com isso, conseguimos candidaturas de pessoas de 22 dos 27 estados brasileiros e concluímos as contratações contemplando 31% de novos tripulantes negros. Por fim, destaco que as mulheres representavam, ao final de 2022, mais de 60% dos executivos contratados pela Latam no Brasil”, contou Amira.
Promoção
A empresa pretende aproveitar os ativos que possui relacionados à Copa do Mundo Feminina para realizar promoções para os torcedores. A executiva, porém, não adiantou quais serão essas iniciativas.
“Queremos estar cada vez mais próximos do público brasileiro, e todos nós sabemos que o futebol é uma das maiores paixões nacionais. Além disso, pensando em tudo o que já construímos e queremos construir rumo a um futuro mais inclusivo, faz total sentido estarmos presentes neste momento e, claro, trazendo ainda mais visibilidade para o futebol feminino”, comentou Amira.
“Além de diversas ativações de marca durante as transmissões dos jogos, iremos surpreender o público com oportunidades para planejarem as suas próximas viagens com a Latam”, finalizou.