A marca de suplementação esportiva Integralmedica será a primeira brasileira a deter o status de apresentadora do Olympia, maior campeonato de fisiculturismo do mundo. A edição de 2023 da competição será realizada em Orlando, nos Estados Unidos, entre os dias 2 e 5 de novembro. A marca Darkness, que faz parte do portfólio da Integralmedica e tem atletas de ultraperformance como foco, também será patrocinadora oficial do evento.
Na coletiva em que divulgou a informação, realizada no último sábado (29), em São Paulo (SP), a Integralmedica ainda revelou outra novidade: a homologação inédita do torneio Olympia ao Centro de Treinamento (CT) Dark House, que é patrocinado tanto pela própria Integralmedica como pela Darkness.
O espaço é destinado a atletas de bodybuilding que buscam ultraperformance em musculação. Considerado a “academia mais pesada do mundo”, o CT conta com 1.200 m2, cerca de 12 toneladas de pesos livres e mais de 100 equipamentos para exercícios de ombro, braço, costas, peito e pernas, além de uma área para exercícios cardiorrespiratórios com esteiras, escadas, bicicletas e elíptico.
“Para nosso time Integralmedica e Darkness, é uma honra firmar a parceria mais impactante do fisiculturismo brasileiro com o Olympia. Além disso, nosso CT Dark House se tornou a única academia da América Latina certificada pelo maior evento da modalidade. Iniciamos mais um capítulo emocionante na história do nosso esporte”, celebrou Filipe Bragança, CEO do Grupo BRG, proprietário das marcas Integralmedica e Darkness.
Atualmente, mais de 30 atletas contratados pelas duas marcas frequentam o CT Dark House. O espaço também oferece sala de poses, espaço de convivência, estúdio de vídeo e podcast, escritório, cozinha, banheiros equipados com vestiários, saunas secas e ofurôs, serviços de recuperação muscular (recovery) e crioterapia. Os atletas dispõem de equipe multidisciplinar formada por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos e outros profissionais de saúde.
História
Organizada pela Federação Internacional de Fisiculturismo (IFBB, na sigla em inglês), a “Copa do Mundo do Fisiculturismo” iniciou sua trajetória em 1965 e teve o norte-americano Larry Scott como primeiro campeão da categoria principal, batizada de Open Bodybuilding.
Alguns nomes conhecidos, como o austríaco Arnold Schwarzenegger, fizeram com que o evento tivesse projeção mundial. O ator e ex-governador da Califórnia (EUA) conquistou o Olympia na categoria Open Bodybuilding por sete vezes, sendo seis delas de maneira consecutiva (1970, 1971, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1980). O norte-americano Phil Heath foi outro a alcançar sete títulos (2011 a 2017).
Porém, os maiores vencedores do Olympia são os norte-americanos Lee Haney e Ronnie Coleman. Ambos foram octacampeões consecutivos da competição, o primeiro entre 1984 e 1991, e o segundo entre 1998 e 2005.