A Liga Nacional de Basquete (LNB) e a Penalty, patrocinadora e fornecedora da bola oficial do Novo Basquete Brasil (NBB), anunciaram, na noite desta segunda-feira (31), detalhes sobre o concurso “A Bola do Jogo” da próxima temporada.
A iniciativa tem parceria com instituições que atuam na área social, como a ONG Gerando Falcões, a Fundação Abrinq e sete núcleos vinculados ao Cerrado Basquete.
“É com muita satisfação que anunciamos mais uma temporada do ‘A Bola do Jogo’ com o NBB, grande parceiro que temos e, desta vez, retomando a ideia de incluir as crianças, como foi na primeira temporada, em 2019”, afirmou Bernardo Caixeta, gerente de relações esportivas e marketing da Penalty.
O projeto está em sua quarta temporada e neste ano abordará a sustentabilidade. Crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos elaborarão desenhos sobre o tema, que serão transformados pela Penalty na bola do campeonato.
“A questão social é importante para a Penalty, principalmente na parte de sustentabilidade, já que temos iniciativas que vão ao encontro desse tema. Ter a participação de entidades tão renomadas, como Gerando Falcões e Abrinq, também valoriza consideravelmente a ação”, disse Caixeta.
Os participantes deverão enviar seus projetos até o dia 10 de agosto, utilizando o site da promoção. Após esse prazo, a comissão julgadora formada por representantes da Penalty e da LNB farão a pré-seleção de 20 desenhos enviados pelos participantes.
Na sequência, os clubes decidirão qual ilustração irá representá-los na estampa da bola Crossover Pro 7.8, produzida pela Penalty. Na etapa seguinte, os modelos selecionados serão submetidos a uma votação popular, que será realizada na página do concurso.
O vencedor do concurso “A Bola do Jogo” receberá um par de ingressos para o Jogo das Estrelas do NBB em 2024, com direito a passagem e hospedagem para o local do evento, a serem custeadas pela Penalty e a LNB.
“O projeto ‘A Bola do Jogo’ é mais um exemplo da bem-sucedida parceria estratégica da LNB com a Penalty, uma marca que tem muita tradição no esporte brasileiro e que apoia nossas competições desde 2017, com o fornecimento das bolas Crossover e material esportivo de alta qualidade. A ação desta temporada busca mais uma vez aliar o esporte a causas importantes para a sociedade, como a sustentabilidade, que vamos explorar através da criatividade de jovens fãs de basquete. Tenho certeza de que os torcedores de todos os nossos clubes vão se engajar nessa bela iniciativa”, destacou Rodrigo Montoro, presidente da LNB.
Nova temporada
“A Bola do Jogo” converteu-se em uma das principais promoções realizadas pelo NBB a cada temporada. Nos últimos dias, a competição esteve envolvida na polêmica envolvendo a retirada da chancela oficial por parte da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que, na semana passada, anunciou uma parceria com a Dream Factory para a realização de seu próprio campeonato masculino da modalidade.
O lançamento da promoção, que envolve diretamente os clubes participantes do NBB, pode ser encarada como um sinal de que a LNB está alinhada com as equipes para a temporada 2023/2024 de sua competição.
Iniciativas como essa também não deixam de representar uma sinalização para patrocinadores e parceiros de transmissão, de que os planos para a temporada seguem em andamento, apesar das eventuais turbulências nos bastidores.