Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014, parte da opinião pública se pergunta qual será o verdadeiro legado deixado no país com os altos investimentos feitos para a realização do evento. Além de todas as obras de infraestruturas e, sem considerar os possíveis “elefantes brancos”, dados apontam para a evolução dos clubes de futebol.
Um estudo divulgado pela Crowe Horwath RCS mostra que os clubes deverão dobrar seu faturamento até 2014 graças aos aparatos realizados para a Copa do Mundo. O faturamento poderia chegar, dessa maneira, a até R$ 520 milhões entre todos os clubes brasileiros apenas com receitas oriundas de estádios.
O otimismo do levantamento está na possibilidade da realização de um machtday, como acontece na Europa. Esse dia do jogo é o momento em que o torcedor chega antes do início do jogo ao estádio, para aproveitar todos os seus benefícios, como o consumo nos bares, restaurantes, lojas, camarotes.
O estudo também aponta que o faturamento dos clubes podem subir ainda mais se o uso de naming right for adotado por clubes brasileiros, algo que o Corinthians busca para pagar o seu estádio. Os dados mostram que, mundialmente, esse mercado movimenta US$ 4 bilhões, e o estádio com maior valor é o New York Mets, com o Citigroup no valor de US$ 400 milhões em 20 anos.