Este ano o futebol brasileiro viu o Corinthians conquistar 100 anos e, mesmo sem ter um título até agora, conseguir um alto faturamento com os festejos. A estratégia já havia sido utilizada pelo Internacional em 2009, mas agora quem quer fazer algo semelhante, na devida proporção, é o Bahia. A diferença está na efeméride: a comemoração será de 80 anos.
O time já está em grande festa devido o seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Seu último jogo em 2010 será fora de casa, mas com presença em massa de sua torcida, que deverá encher o Morumbi, em São Paulo, para o duelo contra o Bragantino. A diretoria, no entanto, quer mais.
A intenção do marketing baiano é aproveitar o aniversário com data “redonda” em 2011 para fazer mais uma grande festa. As preparações em andamento, no entanto, não representam excesso de planejamento – trata-se de uma necessidade. O aniversário do clube é no primeiro dia de janeiro.
O Bahia quer aproveitar os festejos de réveillon para fazer uma festa própria, que incluirá uma grande apresentação popular, que ainda não está acertada. Para o jogo no Morumbi, o cantor de axé Ricardo Chaves animará o público. Após a data, pelo menos um produto já está definido e será prontamente disponibilizado aos torcedores. O marketing lançará uma camisa histórica, artefato cada vez mais comum entre clubes de futebol.