Parceira do São Paulo, entre outros clubes, a Chiliz, provedora de blockchain para a indústria esportiva, anunciou uma parceria com a Crypto Blockchain Industries (CBI) para expansão do Football at AlphaVerse (FAV), seu mundo virtual 3D dedicado ao futebol.
“Através da Chiliz Chain e do Chiliz Labs, desenvolvemos a infraestrutura e a rede de suporte que permitirão que empresas focadas em criar projetos esportivos e orientados para a utilidade prosperem”, destacou Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz.
“Esse é o início de uma parceria de longo prazo com a CBI, que está alinhada com a visão da Chiliz Chain de reunir fãs e comunidades com as suas equipes e marcas prediletas por meio da tecnologia blockchain”, completou o executivo.
As empresas também trabalharão juntas para trazer novas ferramentas aos donos de fan tokens da Socios.com no FAV.
A tecnologia está desenvolvendo um novo mundo virtual (metaverso) conhecido como AlphaVerse, que está programado para ser lançado até o fim do ano. O AlphaVerse terá várias plataformas de entretenimento, nas quais os usuários poderão interagir e acessar conteúdos em ambiente 3D.
FAV
O FAV, foco da colaboração entre Chiliz Labs e CBI, é uma plataforma de entretenimento dedicada ao futebol sob licença oficial de clubes como São Paulo, Betis, Norwich e Cardiff, que já confirmaram participação. Mais detalhes do projeto serão revelados até o início de 2024, quando o FAV for inaugurado.
“Estabelecer parceria com o Chiliz Labs e integrar a Chiliz Chain no AlphaVerse são passos lógicos para nós, dada a presença da Chiliz no universo blockchain em geral e no mundo do futebol em particular”, afirmou Frédéric Chesnais, fundador e CEO da CBI.
“Estamos ansiosos para que esse relacionamento de longo prazo traga novas experiências aos fãs de futebol em todo o mundo”, acrescentou.
No FAV, os jogadores poderão explorar ambientes dedicados ao futebol e a esses clubes, conhecer outros torcedores e criar e descobrir conteúdo, permitindo que a plataforma se torne um universo para entusiastas de futebol de todo o mundo.
Além disso, os usuários poderão jogar games, sozinhos ou em modo multijogador, e coletar recompensas. Eles também receberão experiências personalizadas, e o FAV ainda dará recompensas aos torcedores mais ativos.
NFTs e recompensas
Os jogadores poderão coletar NFTs, baseados em troféus, eventos e lugares com reproduções 3D dos estádios. Com sua atividade no jogo e os NFTs, os jogadores poderão ter vantagens na vida real, como ingressos para jogos, camisetas e acesso a eventos de encontro com jogadores ou experiências.
No FAV, os torcedores usarão o token de utilidade $FAV, que será disponibilizado na Chiliz Chain. O suprimento total é de 11 bilhões de unidades do token de utilidade, que serão disponibilizadas gradualmente aos usuários.
Fan tokens
A parceria também criará uma nova utilidade para os detentores de fan tokens na Socios.com, aplicativo de engajamento da Chiliz. Eles poderão jogar e competir dentro do FAV e acessar benefícios, incluindo mercadorias e prêmios digitais. Os tokens $FAV também serão pareados com alguns fan tokens já existentes na Chiliz Chain.
Mais projetos esportivos baseados na Web3 serão revelados nos próximos meses, incluindo plataformas comunitárias impulsionadas por recompensas e engajamento, plataformas de jogos sociais, plataformas de conteúdo baseadas em inteligência artificial (IA), colecionáveis digitais esportivos em qualidade 3D e bilhetes NFT.