A Nestlé pretende iniciar em 2011 um plano de incremento para seu investimento no esporte brasileiro. Não se trata, contudo, de um plano global para a empresa de produtos alimentícios. Com um extenso portfólio de marcas, a companhia fará um aporte multifacetado e alinhado com estratégias individuais de suas linhas.
Como companhia, a Nestlé já acertou patrocínios à seleção brasileira de futebol até a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Esse modelo de investimento pode até reaparecer no plano de investimentos da empresa, mas a prioridade será a associação de esportes com marcas que fazem parte da empresa.
O exemplo mais claro é a Sollys, linha de produtos de soja que pertence à Nestlé. Essa marca foi escolhida pela companhia para protagonizar seu compromisso com o time de vôlei de Osasco – a identidade visual e a comunicação da equipe são totalmente ligadas aos produtos desse grupo.
A Nestlé procura, portanto, outros esportes que possam se alinhar a linhas que a empresa possui. Essa divisão servirá também para o modelo do aporte, que pode ser feito via confederações, equipes ou diretamente a atletas – a companhia já patrocina, por exemplo, a campeã olímpica Maurren Maggi.
Já existe um acordo, por exemplo, para que a Nestlé faça um investimento na Confederação Brasileira de Tênis (CBT). O tamanho do aporte não foi revelado, mas o investimento será feito via renúncia fiscal estadual.
A ideia da Nestlé é aumentar nos próximos anos o contingente de esportes que a companhia apoia. Ainda não existe um número fechado, mas o grupo fala em ter mais de 150 atletas patrocinados nos próximos anos.
Grande parte desse grupo, aliás, será formada por garotos de categorias de base ou esportistas que ainda não alcançaram projeção nacional. Contratos com times, seleções ou atletas de ponta serão usados pela Nestlé apenas como chamariz para os projetos da companhia.
“O esporte sempre foi um dos pilares da comunicação da Nestlé, e esse incremento já está acontecendo. É uma coisa natural. A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 são os maiores projetos que o Brasil terá nos próximos anos. Portanto, faz sentido essa aposta no esporte”, explicou Izael Sinem, diretor de comunicação e serviços de marketing da Nestlé. “Nós somos um grupo que conta com 140 marcas, que vende produtos para pessoas desde o berço até o fim da vida. Não podemos ter uma estratégia única”, completou.
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