A temporada 2010 do futebol brasileiro não foi esportivamente positiva para Corinthians e São Paulo. O time alvinegro, em seu centenário de fundação, fechou o ano sem erguer uma taça sequer. A equipe tricolor também não obteve títulos, e também deixou de conseguir vaga na Copa Santander Libertadores pela primeira vez desde 2003. A realidade negativa, contudo, encerra-se no que aconteceu em campo. Longe dos gramados, os rivais tiveram crescimento de marca e assumiram as duas primeiras posições de um ranking elaborado pela consultoria Crowe Horwath RCS.
Corinthians e São Paulo ultrapassaram o Flamengo, dono da marca mais valiosa do futebol nacional no ano passado, que caiu para o terceiro posto do ranking. O conceito é oriundo de um conjunto de 18 variáveis, como dados financeiros das equipes, dados de marketing e hábitos de consumo das torcidas.
Segundo esse estudo, o Corinthians cresceu R$ 187,2 milhões e chegou a R$ 749,8 milhões de valor de marca. A estimativa para o São Paulo é de R$ 659,8 milhões, e o Flamengo ficou na casa dos R$ 625,3 milhões.
O curioso é que os quatro clubes com marcas mais valiosas do Brasil não tiveram conquistas esportivas em 2010. Os resultados aferidos pelo estudo colocaram o Palmeiras (R$ 444,1 milhões) na quarta posição. O primeiro vencedor de 2010 a aparecer no ranking foi o Internacional, quinto, com R$ 268,7 milhões.
O método de pesquisa, que tem como base os balanços financeiros dos clubes, é o mesmo utilizado em edições anteriores do ranking. O estudo não considera receita que as equipes conseguiram com negociações de atletas.
O crescimento de Corinthians e São Paulo teve como principais bases o incremento dessas equipes entre as mulheres e no grupo dos torcedores com faixa etária entre 16 e 24 anos. O Flamengo também aumentou seu valor, impulsionado pelos mesmos fatores, mas teve uma ascensão menor do que os rivais.
O levantamento da Crowe Horwath RCS não considera os balanços financeiros das equipes referentes a 2010 porque esses documentos ainda não foram publicados.