O UFC anunciou a assinatura do maior contrato de patrocínio de sua história nesta terça-feira (24). O acordo foi fechado com a AB-Inbev e fará com que a Bud Light se torne a cerveja oficial da liga de MMA nos Estados Unidos. Além disso, a parceria com a multinacional foi estendido e passará a ser em nível global.
O contrato, que não teve os valores oficialmente divulgados, terá início no dia 1º de janeiro de 2024, com validade de seis anos. Segundo a CNBC, canal por assinatura da NBCUniversal, o acordo está na casa dos nove dígitos e é o maior da história do UFC. O site Sportico chegou a afirmar que “o acordo de seis anos vale mais por ano do que a parceria de dez anos e US$ 175 milhões com a Crypto.com que o UFC assinou em 2021”.
Como parte do acordo, a Bud Light receberá marca exclusiva e de destaque nas lutas e eventos da liga, além de promoção nas arenas. Além disso, a marca de cerveja colaborará em conteúdos originais para os canais digitais e sociais do UFC.
“A Anheuser-Busch e a Bud Light sempre estiveram na vanguarda de momentos esportivos icônicos que os fãs lembrarão para sempre, e a reunião com o UFC é uma continuação desse legado líder da indústria”, destacou Brendan Whitworth, CEO da multinacional, em um comunicado oficial.
Vale lembrar que o relacionamento entre AB-Inbev e UFC remonta a 2008. A propriedade era, desde 2017, da Modelo Especial, cerveja fabricada pelo Grupo Modelo, responsável também por outros rótulos, como Corona e Corona Extra. Desde 2012, porém, o Grupo Modelo faz parte do guarda-chuva da própria AB-Inbev.
Estratégia para recuperar mercado
De acordo com a CNBC, o novo contrato faz parte de uma estratégia mais ampla e serve como uma tentativa da AB-Inbev de reverter a queda acentuada nas vendas da Bud Light recentemente.
O motivo para o declínio seria um boicote feito pelos norte-americanos mais conservadores à parceria da marca de cerveja com o influenciador transgênero Dylan Mulvaney, divulgada há cerca de um mês. A reação teria prejudicado tanto as vendas da marca nas últimas semanas que a Bud Light chegou a perder o status de cerveja mais vendida dos Estados Unidos justamente para a Modelo Especial.
Com o acordo, a AB-Inbev restabelece os laços com uma organização considerada com uma tendência política mais conservadora do que muitas outras entidades esportivas dos EUA. Para se ter uma ideia, Dana White, CEO do UFC, doou pelo menos US$ 1 milhão para um comitê de ação política que apoiou a campanha presidencial de Donald Trump em 2020. O ex-presidente apareceu, inclusive, em um evento do UFC em Las Vegas no início deste ano.
“Anheuser-Busch e Bud Light foram os patrocinadores originais da cerveja do UFC há mais de quinze anos. Tenho orgulho de anunciar que voltamos a trabalhar juntos”, afirmou White.
″Há muitos motivos pelos quais escolhi a Anheuser-Busch e a Bud Light. O mais importante é porque sinto que estamos muito alinhados no que diz respeito aos nossos valores fundamentais e ao que a marca UFC representa”, finalizou o dirigente.