O último sábado (4) será lembrado para sempre pelos torcedores do Fluminense como o dia em que o clube levantou a taça da Copa Libertadores, maior torneio de futebol da América do Sul, pela primeira vez. Na decisão, o clube carioca bateu o Boca Juniors, da Argentina, por 2 a 1, na prorrogação.
No entanto, o duelo entre brasileiros e argentinos também já entrou para a história por um outro motivo. Com uma renda bruta de R$ 31.702.250, a partida se tornou a dona do maior valor já registrado em um jogo de futebol no Brasil. Ao todo, 69.232 pessoas estiveram presentes no Estádio do Maracanã para testemunhar o título inédito do Fluminense.
O recorde batido na final da Libertadores ainda serve para fechar com chave de ouro o futebol brasileiro em 2023, ao menos no que se refere aos valores gerados nas partidas. Em cerca de um mês e meio, o Brasil viu suas três maiores rendas da história, números que dificilmente serão batidos por algum confronto do Campeonato Brasileiro, que está na reta final e será encerrado daqui exatamente um mês, em 6 de dezembro.
Isso porque, além de Fluminense x Boca Juniors, o pódio é completado pelas duas finais da Copa do Brasil 2023. A segunda colocação é do duelo de ida entre Flamengo e São Paulo, também no Maracanã, com R$ 26.343.300. E a terceira posição fica com o jogo de volta, no Morumbi, que culminou com o título inédito do time paulista, com R$ 24.520.800.
Fluminense fatura alto
A conquista da “Glória Eterna” da Libertadores dará um salto nas finanças do Fluminense. O clube carioca amealhou a maior premiação da história dada a um campeão do torneio, US$ 18 milhões, e ainda receberá outros US$ 9,15 milhões pela campanha até a decisão. No total, serão US$ 27,15 milhões (quase R$ 140 milhões, na cotação atual).
Audiência
A Copa Libertadores voltou a ter uma audiência expressiva na TV com a final da edição 2023 da competição. Os dados prévios do Ibope mostraram que a Globo teve 41 pontos de audiência no RJ (com 65% de participação), 23 em SP (com 47% de participação) e uma média de 29 pontos no Painel Nacional de Televisão (PNT), que mede 15 das principais praças do Brasil.
Em média, 21 milhões de pessoas por minuto acompanharam a conquista inédita do time brasileiro. Foi uma audiência bem maior do que a de Flamengo x Athletico-PR, que decidiram a Libertadores em 2022. O jogo, exibido pelo SBT e vencido pelo rubro-negro carioca por 1 a 0, alcançou 28 pontos no RJ e 20 no PNT.