Com a exibição do primeiro clássico do futebol paulista em 2011, as emissoras de TV recuperaram a audiência que haviam perdido no domingo anterior. Bandeirantes e Globo marcaram oito e 16 pontos no último domingo com Santos x São Paulo, melhores resultados de ambas para um domingo neste ano.
O que torna as marcas ainda mais expressivas é o histórico recente. No domingo anterior, que precedia um feriado prolongado em São Paulo, os dois canais viram seu Ibope desabar. A Band marcou 5,2 pontos, e a Globo ficou com 10,6 pontos – o jogo em questão foi Grêmio Prudente x Santos.
Na quarta-feira, depois do feriado, os resultados negativos se repetiram. A Band registrou apenas cinco pontos no Ibope com Americana x São Paulo (Campeonato Paulista), enquanto a Globo atingiu somente 23 pontos com a estréia do Corinthians na Copa Santander Libertadores (empate sem gols com o Tolima).
Anteriormente, o melhor domingo do ano para os dois canais havia sido o primeiro. Na abertura do Campeonato Paulista, Band e Globo exibiram Mogi Mirim x São Paulo. O canal paulista obteve seis pontos com esse jogo, e os cariocas marcaram 15.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.