Um ano após a Copa do Mundo do Catar 2022, a Qatar Airways anunciou a renovação do patrocínio à Fifa até 2030. A empresa aérea manteve o posto de parceira global de linhas aéreas da entidade que comanda o futebol no mundo. Em agosto, a Máquina do Esporte já havia noticiado que o acordo seria renovado.
A assinatura da renovação do acordo teve a presença de Badr Mohammed Al-Meer, CEO do Grupo Qatar Airways, e de Gianni Infantino, presidente da Fifa. A prorrogação da parceria foi anunciada no Aeroporto Internacional Hamad, em Doha, no Catar, tendo como pano de fundo as aeronaves Boeing 787-8 e Airbus A350-900.
“Como companhia aérea, estamos comprometidos em conectar o mundo, e essa parceria nos permite alcançar milhões de fãs de futebol. O futebol tem o poder de unir pessoas de diferentes culturas e continentes, e estamos orgulhosos de continuar fazendo parte dessa jornada incrível”, afirmou Al-Meer.
“É uma grande parceria, que trouxe muito sucesso para a Fifa e, é claro, também para a Qatar Airways”, disse Infantino.
Propriedades
O acordo inclui as Copas do Mundo Masculinas de 2026, que será nos EUA, México e Canadá, de 2030, marcada para Espanha, Portugal e Marrocos, mas com jogos também no Uruguai, Argentina e Paraguai, e a Copa do Mundo Feminina de 2027, com local a definir (o Brasil é um dos candidatos a país-sede).
Também estão no contrato todos os torneios juvenis masculinos e femininos, começando com a Copa do Mundo Sub-17, que está sendo disputada na Indonésia (o Brasil enfrentará a Argentina na próxima sexta-feira (24), em jogo válido pelas quartas de final).
Vale lembrar que o início da parceria entre Qatar Airways e Fifa começou em maio de 2017. Pelo contrato, a empresa aérea terá o direito de utilizar os ativos da Fifa em suas comunicações e em ações nas plataformas digitais.
A Qatar Airways ainda divulgou que os torcedores terão acesso, em breve, a pacotes de viagem, incluindo ingressos para jogos, voos e acomodações para os torneios da Fifa, por meio de uma plataforma da companhia.