A eliminação do Corinthians na Copa Santander Libertadores atingiu fortemente torcedores, jogadores e dirigentes do clube paulista. Carros apedrejados, protestos, rumores sobre a aposentadoria de Ronaldo e discussões no Twitter tumultuaram a semana da equipe corintiana. Mas o clima conturbado, aparentemente, não derrubou a audiência.
O Corinthians goleou o Ituano por 4 a 0 na última quarta-feira (9), com dois gols de Liédson, que volta ao time paulista após sete anos em Portugal. Apesar de ter público reduzido, com apenas 6,5 mil pagantes, à Globo, a vitória rendeu 21 pontos de audiência, segundo números do Ibope. A Band, por sua vez, conseguiu cinco pontos, com picos de sete.
Esses números indicam que, mesmo com toda a irritação da torcida corintiana, o clube é capaz de manter índices de audiência estáveis na televisão. Contra o Bragantino, em partida realizada antes da eliminação, o Corinthians havia gerado audiência de 21 pontos na Globo, idêntica à registrada no confronto pós-derrota.
A participação na Libertadores, independentemente dos resultados dentro de campo, rendeu à emissora carioca a melhor audiência do ano. A primeira partida, quando Corinthians e Tolima empataram por 0 a 0 no Pacaembu, fez com que o canal conseguisse 24 pontos de audiência, enquanto a segunda, decisiva, gerou 30 pontos.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.