A seleção brasileira sub-20, treinada por Ney Franco e comandada em campo por Neymar, venceu o Uruguai por 6 a 0, consagrou-se campeã do Campeonato Sul-Americano da categoria e conquistou vaga nos Jogos Olímpicos de 2012, a serem realizados em Londres. À Globo, liderança no Ibope. A única a lamentar na ocasião foi a Band.
A emissora paulista vinha conseguindo bons índices de audiência com os jogos da seleção brasileira. Aos domingos, conseguiu acrescer o próprio rendimento em cerca de 75%. Em confrontos transmitidos durante a noite, em duas oportunidades, havia conseguido a ponta por vários minutos, à frente de programas como Big Brother Brasil (BBB).
Mas a final chegou, e a Globo decidiu que também queria exibi-la. Enquanto Lucas driblava a defesa uruguaia, o canal carioca registrou 14 pontos de audiência, segundo números do Ibope, 34% de toda a audiência naquela faixa de horário. A Band, por sua vez, viu o desempenho cair a cinco pontos, com 10% do total.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.