Dono de desastrosa campanha no Campeonato Paranaense de 2011, com apenas dois pontos conquistados em nove jogos, o Paraná anunciou nesta sexta-feira (18) patrocínio da Coca-Cola. A marca, patrocinadora dos rivais Atlético Paranaense e Coritiba, acertou com o clube por causa da Copa do Mundo, tanto de 2014 quanto de 1950.
A próxima edição do torneio influenciou na duração do contrato fechado. Com quatro anos de parceria, até o fim de 2014, a empresa terá direito a desempenhar ações de relacionamento com torcedores e explorar o estádio do Paraná, Vila Capanema. Os valores pagos pela Spaipa, fornecedora da marca na região, não foram revelados.
A Copa do Mundo de 1950, quando o Brasil foi derrotado na final pelo Uruguai, por sua vez, valorizou a proposta feita pela companhia à equipe. Durante a negociação, o Paraná argumentou que a arena foi a única no Estado a ser utilizada naquele Mundial. “Nosso estádio é icônico”, afirma Vladimir Machado, vice-presidente de marketing do time.
“A Coca-Cola já tinha alguma participação conosco, menos vultuosa em termos de investimento, como exclusividade de venda no estádio, e aí veio o projeto deles para aproveitar a Copa do Mundo de 2014”, conta o dirigente à Máquina do Esporte. “Como nosso estádio foi usado em 1950, isso pesou e aumentou a proposta inicial”.
Agora, a ativação do patrocínio feito pela empresa ao Paraná irá crescer gradualmente nos próximos anos. A princípio, a marca de refrigerantes dividiu esse processo em três etapas, e a cada uma delas a intensidade das ações irá aumentar. O negócio, restrito ao estádio do clube, não envolve exposição na camisa tricolor.