O Santander acaba de ampliar investimentos feitos no automobilismo. O banco espanhol acertou patrocínio às competições de kart organizadas pela Federação Espanhola de Automobilismo (RFEDA, na sigla em espanhol) entre 2011 e 2013, responsáveis por revelar, entre outros, o piloto Fernando Alonso.
Dessa maneira, a companhia expande a atuação na categoria, pois já patrocina a Ferrari e o próprio Alonso, com o qual desenvolve ações de relacionamento. O intuito é continuar apoiando jovens promessas, para que se continue a formar ídolos no automobilismo do país europeu.
Com o mesmo objetivo, o Santander também firmou acordo com a Ferrari Driver Academy, escola de pilotos da escuderia italiana, para que jovens talentosos encontrados nas competições de kart tenham a oportunidade de realizar testes na equipe.
O banco, entretanto, lembrou que a Ferrari tem total autonomia na escolha dos novos pilotos. “Nosso objetivo é mostrar a eles novos pilotos, mas são eles quem decidem”, disse Juan Manuel Cendoya, diretor de comunicação e marketing global do Santander, em entrevista coletiva.
Os investimentos ao automobilismo também encontram argumentos no retorno de mídia que a empresa tem obtido com o patrocínio à Ferrari. Segundo o executivo, os 50 milhões de euros investidos na Fórmula 1 em 2010 geraram 300 milhões de euros em espaços publicitários.