Ações de marketing em estádio são comuns quando se trata do time mandante, ou seja, destinado à sua própria torcida. Quando se fala em Flamengo, no entanto, a torcida está espalhada por todo o país. Por isso, a nova ideia do departamento de marketing do clube é chegar naqueles que forem ao estádio com mando do time adversário.
O conceito já estava em desenvolvimento durante os jogos fora do Rio de Janeiro neste ano, mas a estreia como a ação havia sido planejada será feita de fato na próxima quarta-feira, contra o Fortaleza, em partida válida pela Copa Kia do Brasil.
Uma das principais medidas é adotar uma loja provisória em cada estádio em que o time for jogar, aproveitando o apelo que o Flamengo tem em outros Estados. Em Ceará, por exemplo, o clube carioca divide a preferência com o próprio Fortaleza, segundo pesquisa Ibope/Lance! de 2010.
O objetivo é divulgar a marca do clube e se fortalecer em outras regiões, além de conseguir concentrar o tamanho da torcida em um maior faturamento. Dessa maneira, a ações terão que divulgar os outros planos do Flamengo.
O projeto não é fixo para cada jogo. Dependendo das condições da cidade, do estádio e do interesse que o clube carioca tem na região, o programa sofrerá alterações para cada ocasião. Além das lojas, está previstos promoções e anúncios em rádios, televisões e jornais do local. Planos como a arrecadação dos “Tijolinhos” para o novo Centro de Treinamento serão o foco do uso das mídias.